27.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Prefeitura de Manaus chega a 82% das ações de projeto-piloto para as comunidades rurais

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), já concluiu 82% das ações previstas no projeto-piloto de revitalização das vicinais e ramais acessados pelo ramal da Cooperativa, localizado a 12 km da entrada do quilômetro 21, da rodovia BR-174.

A iniciativa visa beneficiar mais de 20 comunidades rurais, que abrigam duas mil famílias. A proposta é melhorar a qualidade de vida dos moradores da região, fomentando o empreendedorismo e a mobilidade rural. Com recursos do Fumipeq, os locais receberam a patrulha com três grandes equipamentos como retroescavadeira, motoniveladora, patrol e caçambas.

“Esse projeto, iniciado no final do mês de outubro, é um sucesso e hoje deixa de ser apenas piloto. O nosso serviço vai facilitar o trabalho dos empreendedores rurais para escoar produção, ter acesso à saúde e escolas, por meio dos ramais que antes estavam intrafegáveis. A próxima missão é ganhar escala e expandir para mais comunidades”, enfatizou o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.

A revitalização já aconteceu em 209 quilômetros, do total de 254 km dos ramais contemplados. As etapas seguintes do projeto são garantir a patrulha dos equipamentos, utilizar a retroescavadeira para o escoamento de águas pluviais, possibilitando a locomoção dos moradores no período de chuva. No verão, será necessário agregar à obra um rolo compactador, buscando atender as necessidades do empreendedor e alcançar outras comunidades.

De acordo com a agricultora Lúcia de Lima, que trabalha com a reprodução de pequenos animais, a maior conquista para seu negócio foi a facilitação do acesso à via principal. Residente no ramal desde 1979, a agricultora inicia novas metas para este ano.

“Trabalho com agricultura familiar e sou uma das beneficiadas pelo projeto. Agradeço ao secretário Radyr Júnior e ao prefeito David Almeida por criarem esse plano-piloto para desenvolvermos os nossos negócios. Hoje temos uma produção feita com qualidade, graças ao trabalho de revitalização”, conclui a empreendedora.

— — —

Publicado em – https://bit.ly/3vvtX3z

Texto – Fabiane Monteiro / Semtepi

Fotos – Divulgação / Semtepi

spot_img