As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Prefeitura de Manaus e Estado implantam o Sistema Integrado de Atenção ao Pé Diabético

Gov-02

Para garantir os cuidados aos portadores de pé diabético, reforçando os procedimentos e integrando as redes municipal e estadual de saúde, a Prefeitura de Manaus, o governo do Estado e a 58ª Promotoria de Direitos Humanos da Saúde Pública, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM), implantaram nesta quinta-feira, 20/2, por meio da Portaria Conjunta 01/2020, o Sistema Integrado de Atenção ao Pé Diabético (SIAPD). A solenidade de assinatura foi realizada no auditório Gebes Medeiros, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, na avenida Coronel Teixeira, nº 7.995, Nova Esperança, zona Oeste.

“Não se faz gestão sem o domínio das novas tecnologias e sem as informações necessárias em mãos. A criação do sistema integrado vai contribuir muito na assistência à saúde, a partir do controle dos usuários, auxiliando na busca ativa e na redução do número de internações dos portadores dessa complicação do diabetes”, disse o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

O pé diabético é uma das complicações do Diabetes Mellitus e pode provocar deformidades anatômicas, lesões e amputações, gerando transtornos físicos, mentais e sociais aos seus portadores.

Promoção e prevenção

A Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa, vem empreendendo esforços na prevenção ao pé diabético, com ações de promoção, prevenção e tratamento oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), incluindo o acompanhamento e monitoramento do usuário no Programa Hiperdia.

Gov-03

A rede de saúde municipal conta com seis ambulatórios de referência, que funcionam nas Unidades Básicas de Saúde Sálvio Belota, Áugias Gadelha, Guilherme Alexandre, Alfredo Campos, Dr. José Rayol dos Santos e Leonor de Freitas. Essas unidades disponibilizam o curativo grau 2 nos usuários com lesões diabéticas, assegurando, desta forma, o tratamento imediato, o acompanhamento em tempo hábil da evolução das lesões, além de facilitar a identificação dos usuários faltosos para que seja realizada a busca ativa dos mesmos.

Ações integradas

O SIAPd foi desenvolvido pelas secretarias municipal (Semsa) e estadual (Susam) de Saúde, em consonância com o MPE/AM, para atuar como ferramenta de apoio à gestão da Rede de Atenção à Saúde, nos níveis da Atenção Primária, Secundária e Terciária, na referência e contrarreferência dos serviços, fortalecendo assim o cuidado do usuário diabético com a lesão.

No evento, estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, o secretário de Estado de Saúde, Rodrigo Tobias, o procurador Mauro Veras, representando a procuradora-geral de Justiça do MPE/AM, Leda Mara, e a promotora Silvana Nobre, da 58ª Promotoria de Direitos Humanos da Saúde Pública.

Texto – Wilson Reis / Semsa

Foto – Alcântara / Semcom