27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Prefeitura de Manaus e Secretaria Nacional de Juventude realizam visita em comunidade ribeirinha

A pauta em comum sobre políticas públicas para a juventude resultou, nesta quinta-feira, 13/6, em uma visita da representante da Secretaria Nacional da Juventude – órgão federal atrelado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos -, Jayana Nicaretta, aos da comunidade ribeirinha, Nossa Senhora de Fátima, a 10 minutos de lancha saindo da marina do David, na Ponta Negra, zona Oeste.

A ação, organizada pela Prefeitura de Manaus, serviu para conhecer os desafios enfrentados pela juventude local e buscar melhorias, por meio de um trabalho integrado entre a gestão municipal e o governo federal, coordenado pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e o Conselho Municipal de Juventude (CMJ). A visita também contou com a presença do secretário da Semjel, João Carlos, do subsecretário de Juventude, Milton Silva, e do presidente do CMJ, Jorge Cançado.

De acordo com a secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta, a ideia da visita é conhecer a realidade dos moradores locais e trabalhar com projetos e ações para atingir os desejos da comunidade.

“Essas visitas que temos feito às comunidades menores são importantes para entendermos, de fato, quais são os problemas que essas pessoas enfrentam. E ouvir o que elas querem e o que podemos fazer enquanto governo federal e municipal juntos. Para não chegarmos aqui, por exemplo, oferecer uma quadra de basquete sendo que a comunidade joga mesmo é futebol. Hoje ouvimos demandas importantes, que com certeza iremos levar ao presidente da República, Jair Bolsonaro”, afirmou.

A importância de ouvir os moradores e o interesse da secretária em visitar a comunidade foram destacados pelo secretário da Semjel, João Carlos. “O papel da secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta, não é apenas executar as políticas públicas para a juventude, mas ouvir os ribeirinhos e as comunidades localizadas nas áreas mais distantes do nosso país, para que possa somar às políticas públicas já existentes. E é assim, ouvindo a população, que conseguimos construir uma cidade melhor, um Estado melhor e um país melhor”, observou João Carlos.

A comunidade

O encontro para ouvir os jovens da comunidade Nossa Senhora de Fátima ocorreu na escola municipal José Sobreira do Nascimento e conforme a diretora da escola, Maria Lima, a visita foi vista com otimismo pelos alunos. “É muito importante essa visita, pois assim ela pode ouvir os jovens, os anseios, os sonhos. A nossa comunidade em si é muito carente, a maioria das pessoas vive de auxílio federal e da agricultura. E só de um representante do governo federal, vir aqui, e conhecer os nossos alunos, cria um otimismo em todos eles”, pontuou a gestora.

Para o estudante do 9º ano, Emanuel Saraiva, a presença de representantes da Prefeitura de Manaus e da Secretaria Nacional da Juventude foi muito importante. “Achei muito boa a visita. Agora podemos perceber que estão se importando com as escolas do interior e é importante saberem o que a gente pensa. Nós somos brasileiros também e queremos uma boa educação para realizarmos os nossos sonhos”, declarou Emanuel.

Jovem Empreendedor

O trabalho para criar novas oportunidades aos jovens já vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semjel, com o projeto Jovem Empreendedor. A ideia é capacitar até 4 mil jovens para que possam gerenciar seus próprios negócios. Com várias etapas, uma das fases da capacitação é facilitar a realização de créditos para que os participantes possam investir em seus negócios, além da abertura do CNPJ e a realização de consultorias para guiá-los em um novo empreendimento.

Foto – Divulgação / Semjel

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui