27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura de Manaus é selecionada para curso internacional sobre reabilitação de implantes auditivos

O Programa de Reabilitação Auditiva para Crianças Usuárias de Implante Cóclear (PIC), da Prefeitura de Manaus, teve uma profissional selecionada, entre dez da América Latina, para participar do curso para MED-EL 2020 em Reabilitação de Implantes Auditivos. A capacitação será realizada em quatro cidades: Buenos Aires, São Paulo, Pereira e uma quarta a definir.

A profissional selecionada foi a fonoaudióloga Mariana Pedrett, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Representantes da empresa MED – EL estiveram no Centro Municipal de Educação Especial (CMEE) André Vidal de Araújo para avaliar o trabalho realizado com o PIC e reconheceram a qualidade do programa. Os encontros iniciam no dia 4 de março e encerram no começo de dezembro. Os selecionados têm direito a hospedagem e participação em eventos sociais realizados em cada encontro.

O curso será ministrado por especialistas em Terapia Auditiva e Verbal e Reabilitação Auditiva e de Linguagem, com conteúdo prático e teórico e análise de casos. O PIC da Semed utiliza a Abordagem auditiva aurioral, como conta a fonoaudióloga, e essa é uma oportunidade de trazer novas experiências para Manaus.

“Dentre os profissionais que estarão ao nosso dispor para nos auxiliar teremos os habilitados na abordagem auditiva verbal e que estarão lá para nos apresentar esses novos conceitos, inclusive para usar essas abordagens, você tem que ser credenciado, qualificado e habilitado”, explicou a fonoaudióloga.

Ainda de acordo com Mariana, o curso irá qualificar o programa, trazer qualidade de atendimento para as crianças e pais, que é um dos objetivos, gerar esse empoderamento para essas famílias, para que eles possam replicar em casa.

“Nos sentimos honrados em saber que estamos trabalhando de certa forma atendendo o público e oferecendo serviço de qualidade”.

Para a dona de casa Neiva da Costa, mãe do aluno Rafhael da Costa, que está há três anos frequentando o programa, a experiência tem sido ótima e tende a melhorar com essa nova formação das profissionais que trabalham com eles.

“A gente aprendeu muita coisa, como lidar com a necessidade dele, a ensinar a falar e até mesmo as coisas que eles nos ensinam aqui, utilizamos em casa para lidar com ele. Essa qualificação dela vai ser riquíssima para nós que moramos aqui”.

PIC

O PIC acontece no CMEE André Vidal de Araújo e atende atualmente a 23 alunos entre crianças e adolescentes e tem como objetivo realizar reabilitação auditiva para crianças usuárias de implante Coclear. Os atendimentos ocorrem em grupo no turno vespertino às terças e quartas-feiras, e individuais às segundas e quintas-feiras. Além dos alunos, os pais também são atendidos por uma equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogas, psicóloga e psicopedagoga.

Texto – Alexandre Abreu / Semed
Foto – Nathalie Brasil/ Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui