24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Prefeitura de Manaus entrega mais um parque da juventude em área verde, promovendo lazer e sustentabilidade

Como parte da política de inclusão e meio ambiente, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, inaugurou nesta quarta-feira, 30/10, o oitavo parque da juventude implantado em sua gestão. O parque fica em uma área verde do conjunto Colina do Aleixo, São José Operário, zona Leste, e está situado no entorno imediato do Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, que também beneficia os conjuntos Vilar Câmara, Tiradentes, Petros e Jardim Primavera. O Colina do Aleixo tem 542 casas e, aproximadamente, 2 mil moradores, que passam a contar com pista de caminhada, academia ao ar livre, parquinho infantil, iluminação de LED, além de paisagismo.

“O Corredor Ecológico do Mindu é uma grande obra que estamos querendo entregar entre o fim deste ano e o começo do ano que vem. E, dentro dessa obra, nós temos parques lineares e nós temos um parque de juventude no Colina do Aleixo, que vai aproximar vizinhos, vai aproximar famílias. É uma obra que a gente fez sem envolver o dinheiro da prefeitura, usando do nosso crédito, da nossa credibilidade, junto às instituições financeiras, de recursos de pessoas que confiam na gente”, destacou Arthur Neto.

A proposta dos parques, além de requalificação do uso de áreas verdes municipais, é criar espaços para atividades de recreação em contato com a natureza a diferentes públicos (crianças, jovens, adultos e idosos), envolvendo a população no respeito e processos de recuperação e proteção ambiental, com uso responsável de sua infraestrutura de recreação. Outros seis parques da juventude já estão programados para serem entregues a população em breve.

“O prefeito está planejando mais parques da juventude em diversos bairros da cidade, em regiões diferentes, conversando com a população da proximidade dessas áreas que estão degradas e que a gente revitaliza, não só com os equipamentos públicos, mas também com o trabalho de reflorestamento”, reforçou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson.

Iniciada em abril deste ano, a obra integra o Programa de Infraestrutura Urbana e Ambiental de Manaus, realizado pela Unidade Executora de Projetos (UEP), da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). A implantação também contou com a parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Parcerias e Projetos Especiais (Semppe).

O parque da juventude da Colina do Aleixo tem 226,3 metros quadrados de área construída e a obra foi viabilizada com recursos federais da ordem de R$ 163,7 mil, oriundos do antigo Ministério das Cidades e financiados pela Caixa Econômica Federal (CEF). O espaço fica situado entre as ruas José Romão e Rio Jordão.

“Antes essa área era dominada por lixo e todo tipo de criminalidade”, disse Vicente Ferreira Lima, presidente da Associação dos Moradores do Colina do Aleixo. Ele contou, ainda, que os moradores participaram de cinco reuniões com técnicos da Prefeitura de Manaus para definirem as estratégias, ações e a forma de atuação dos moradores na preservação e fiscalização do parque. “Com isso a gente traz a melhoria da qualidade de vida, a proteção ao meio ambiente e traz de volta aquele conceito de vizinho e família”, afirmou.

Gestão sustentável

Os parques da juventude em área verde se constituem numa estratégia de gestão sustentável de áreas protegidas. Desde 2015, a Prefeitura de Manaus vem devolvendo a cidade as suas áreas verdes implantando os parques em trechos degradados, aproximando a população desses espaços protegidos, seja com recursos de compensação ambiental ou federais.

Os demais parques da juventude entregues pelo prefeito Arthur Neto estão localizados no Campo Dourado, na Cidade Nova; loteamento Nascentes das Águas Claras (1 e 2), no Novo Aleixo; Titio Barbosa, no conjunto Castelo Branco 2, no Parque 10 de Novembro; Rio Xingu, na Compensa; Flamanal, bairro Planalto; e Subtenentes e Sargentos, bairro Flores. Em breve estarão sendo inaugurados os parques da juventude nos conjuntos Jardim Primavera, Parque 10; Hileia 2, Redenção; Monte Sinai, Cidade Nova; Núcleo 15, Cidade Nova; conjunto Lula, Zumbi; e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cidade Nova.

Texto – Jacira Oliveira / Semcom e Júlio Pedrosa / Semmas

Foto – Alex Pazuello / Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui