31.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Prefeitura de Manaus executa ações para monitoramento e manejo clínico de Síndrome Gripal

Considerando que os primeiros meses do ano representam o período sazonal para a maior ocorrência de casos de Síndrome Gripal, em especial Influenza A (H1N1) e o Vírus Sincicial Respiratório, a Prefeitura de Manaus vem intensificando as orientações aos profissionais da rede de atenção básica de saúde sobre o manejo clínico de pacientes com suspeita da doença.

As ações estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que elaborou uma nota técnica que foi encaminhada aos Distritos de Saúde Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, reforçando as recomendações para os serviços da rede municipal, principalmente em relação ao risco atual para a cidade, que registrou este ano três óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causados pelo vírus Influenza A (H1N1).

Segundo a subsecretária municipal de Gestão da Saúde da Semsa, enfermeira Adriana Elias, o início de cada ano, devido ao período de chuvas, é caracterizado como sendo de maior suscetibilidade para doenças respiratórias.

“Por isso, a Semsa vem trabalhando na orientação dos profissionais de saúde para que tenham uma maior atenção no momento do acolhimento do paciente e, assim, possam identificar de forma mais rápida casos de Síndrome Gripal. O objetivo é garantir que as ações de monitoramento, diagnóstico e tratamento sejam realizadas em momento oportuno, evitando o agravamento da doença e reduzindo as chances de transmissão entre a população”, explica Adriana Elias.

A população indígena, gestantes, puérperas, crianças menores de dois anos e idosos são considerados público de maior risco, assim como pessoas que apresentam condições como pneumopatias (incluindo asma), cardiovasculopatias, doenças hematológicas, distúrbios metabólicos, transtornos neurológicos e do desenvolvimento que possam comprometer a função respiratória, imunossupressão, nefropatias e hematopatias.

A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), Marinélia Ferreira, informa que as ações de monitoramento e manejo clínico estão sendo alinhadas entre profissionais da Atenção Básica, da rede especializada e de urgência e emergência, em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e a Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

“A Semsa também está organizando os serviços de saúde para ampliar a oferta da dispensação do medicamento antiviral para tratamento de casos de síndrome gripal, em 21 Unidades de Saúde, localizadas em pontos estratégicos de Manaus, inclusive na zona Rural, tanto terrestre quanto fluvial, o que vai facilitar o acesso ao serviço”, explica Marinélia.

Vacinação e Prevenção

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a vacina contra a Influenza A (H1N1) em campanha realizada anualmente em todo o Brasil. Este ano, por determinação do Ministério da Saúde, a campanha está prevista para o mês de abril.

No ano passado, o grupo prioritário para a vacinação foram pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – além dos funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e câncer, ou outras condições clínicas especiais, também fazem parte do grupo prioritário na vacinação contra a gripe durante a campanha.

Para se prevenir contra a gripe, algumas medidas são importantes. Entre elas, vacinação anual, conforme orientação do Programa Nacional de Imunização; Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; Utilizar lenço descartável para higiene nasal; Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

Além disso, segundo especialistas, também é importante não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;Manter os ambientes bem ventilados;Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados); E adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Antiviral

De acordo com a nota técnica que a Semsa apresentou aos Distritos de Saúde, a medicação para o tratamento com antiviral em casos de síndrome gripal terá a sua dispensação mediante receita médica (comum em duas vias), destinado aos pacientes que possuem condições e fatores de risco, conforme avaliação clínica (suspeita e diagnóstico), estando disponível nas seguintes unidades de saúde da rede Semsa/Manaus:

LESTE:

UBS LEONOR BRILHANTE– Avenida Autaz Mirim, Tancredo Neves

UBS AMAZONAS PALHANO– Rua Antonio Matias, São José

UBS ALFREDO CAMPOS– Avenida Cosme Ferreira, Zumbi

UBS GEBES MEDEIROS– Avenida Pirarucu, Jorge Teixeira

NORTE:

UBS AUGIAS GADELHA– Rua A, 17, Cidade Nova

UBS SÁLVIO BELOTA– Rua João Monte Fusco, Santa Etelvina

UBS JOSÉ FIGLIOULO– Rua Rio Arinos, Conjunto Residencial Viver Melhor, Lago Azul

UBS BALBINA MESTRINHO– Rua Major Silverio J. Nery (Rua 170), Núcleo III, Cidade Nova

OESTE

UBS LEONOR DE FREITAS– Avenida Brasil, Compensa

UBS DEODATO M. LEÃO– Avenida Presidente Dutra, Glória

SUL

UBS DR. JOSÉ RAYOL– Avenida Constantino Nery, Chapada

UBS MORRO DA LIBERDADE- Rua Dona Mimi (Rua São Benedito), Morro da Liberdade

RURAL

UBS FLUVIAL DR. ANTÔNIO LEVINO

UBS FLUVIAL DR. NEY LACERDA

UBS ADA VIANA RODRIGUES– Comunidade Nova Canaã (BR 174 R-10)

UBS PAU ROSA (R-41 R-42) Ramal do Pau-Rosa, Entrada do KM 21, Assentamento Tarumã-Mirim, BR 174;

UBS SÃO PEDRO– Comunidade Bom Jesus – AM 010, KM 25 E Adjacências;

UBS EPHIGENIO SALES(R-34) Ramal Água Branca II, KM 45, Rodovia AM-010;

UBS NOSSA SENHORA AUXILIADORA– Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora – Tarumã-Mirim;

UBS NOSSA SENHORA DE FÁTIMA– Comunidade Nossa Senhora de Fátima – Tarumã-Mirim;

UBS NOSSA SENHORA LIVRAMENTO– Comunidade Nossa Senhora do Livramento, Tarumã-Mirim.

Texto: Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto: Márcio James / Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui