Amazonas Notícias

Prefeitura de Manaus inaugura sexta creche municipal em menos de quatro anos

Nova unidade atenderá cerca de 200 crianças na Vila Buriti

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugurou nesta sexta-feira (5/7) a Creche Municipal Almirante Victório José Barbosa da Lomba, localizada na Vila Buriti, zona Sul da cidade. Esta é a sexta creche inaugurada em menos de quatro anos, ampliando significativamente a oferta de vagas para crianças de 1 a 3 anos.

Em 2021, no início da administração do prefeito David Almeida, havia 5.104 vagas em creches, criadas ao longo de 16 anos de gestões anteriores. Com a inauguração das novas unidades, a prefeitura aumentou esse número para 10.208 vagas, representando um crescimento de mais de 100% na oferta.

“Nós estamos inaugurando mais uma creche em parceria com a Marinha, ampliando o número de vagas em Manaus. Encontramos a cidade com 5.104 vagas em 16 anos. Agora, com essas novas estruturas, vamos entregar mais 5.104 vagas, totalizando 10.208. Dessa forma, contribuímos para o ensino na cidade, diminuindo a deficiência de vagas em creches”, afirmou o prefeito David Almeida.

Até agosto, serão entregues mais duas unidades para atender a fase Creche. Além da Vila Buriti, as zonas Sul e Norte serão contempladas, assim como a zona rural, que receberá a primeira creche da região, localizada no ramal da Fazenda Esperança, no quilômetro 14 da BR 174. Outra unidade será inaugurada no bairro Lago Azul, Viver Melhor.

“Esta unidade é uma construção nova, fruto de uma parceria com a Marinha, que doou o terreno. Mais 204 crianças do entorno do Mauazinho e Vila da Felicidade serão atendidas. Nos próximos dias, entregaremos mais duas creches: uma na zona rural em convênio com a Fazenda da Esperança e outra na zona Norte da cidade”, destacou a secretária de Educação, Dulce Almeida.

Todas as novas creches seguem um padrão de construção estabelecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), oferecendo conforto, modernidade e segurança para as crianças. As unidades são organizadas em três blocos: administrativo, serviços e pedagógico, cada um planejado para atender às necessidades das crianças e funcionários.

A comunidade vê a inauguração como um grande benefício. “Essa nova unidade vai ajudar bastante, especialmente para o meu filhinho, porque eu preciso trabalhar e não tenho com quem deixar. Agora, com essa creche, vai facilitar bastante a nossa vida”, disse a autônoma Azenete Brito.

Relacioandos