Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Prefeitura de Manaus inicia a ‘Semana da Literatura Amazonense’

A Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta segunda-feira, 5/4, a abertura da “Semana da Literatura Amazonense”, com o tema “Família Escola: construindo a excelência da educação, em prol de uma Manaus melhor para se viver”. O evento será realizado por meio do canal no YouTube “Semed Educação Manaus”, e tem o objetivo de divulgar a literatura local nas escolas da rede municipal de ensino até sexta-feira, 9/4, para beneficiar os alunos da educação infantil, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O subsecretário de Gestão Educacional (SSGE-Semed), Carlos Guedelha, disse que o evento é uma maneira de estimular a leitura das obras de escritores amazonenses, além de seguir orientação para melhorar a educação em Manaus, na administração do prefeito David Almeida.

“A semana é uma oportunidade para divulgarmos a nossa literatura, que, infelizmente, ainda é pouco conhecida. Muitos autores nossos são mais conhecidos fora do Amazonas, do que aqui. Nós queremos divulgar e estimular entre os alunos o gosto pela leitura, além de criar uma memória das nossas letras. As escolas vão realizar suas atividades coordenadas pelas divisões distritais”, completou Guedelha.

Uma das coordenadoras da semana, a assessora pedagógica da biblioteca-escola da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), Elizabeth Matos Melo, destacou a importância da programação na rede municipal de ensino.

“Nosso objetivo é divulgar as obras de diversos escritores e poetas amazonenses aos alunos, para que possam conhecer a cultura local e, também, queremos incentivar a leitura nas escolas. Temos muitos alunos talentosos que precisam somente de um incentivo, para revelar esses talentos enquanto escritores”, contou.

Programação

A programação contará, de forma remota, com romances, contos, crônicas, ensaios, poesias, teatro, biografia dos autores amazonenses, entre outras atividades. Nas escolas municipais e remotamente, a programação conta com o apoio de bibliotecários, diretores, pedagogos, professores e pais ou responsáveis, por se tratar de uma atividade em que os alunos estão em suas residências.

A ação se dá em cumprimento à lei municipal nº 882, de 19 de setembro de 2005, que institui no município a realização da semana; e o decreto n° 8.438, de 8 de maio de 2006, que regulamenta o ensino.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Foto -Acervo pessoal

-publicidade-