30.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 17, 2024

Prefeitura de Manaus inicia ações de educação permanente para atualização em IST/HIV e Hepatites Virais

A Prefeitura de Manaus iniciou ações de educação permanente com oferta de curso de atualização em Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/Aids e Hepatites Virais. A meta é capacitar profissionais, médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Básica nos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural da Secretaria Municipal de Saúde.

No segundo módulo do curso, realizado na última quinta-feira, 11/7, na Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Sociaeducacional (Espi), a chefe do Núcleo de Controle ISTs/AIDS e Hepatites Virais da Semsa, enfermeira Rita de Cássia Castro de Jesus, explicou que a ação de educação permanente iniciou na quarta-feira, 10/7, direcionado para 30 profissionais que trabalham em Unidades de Saúde na zona Leste de Manaus.

“O objetivo é a atualização sobre o manejo das ISTs, com capacitação nos protocolos clínicos, orientando os profissionais que trabalham diariamente no atendimento nas Unidades de Saúde, inclusive na Estratégia Saúde da Família. O enfoque principal é para o manejo do HIV, sífilis e hepatites, desde as ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, mas o curso também vai abordar outras ISTs, como gonorreia, clamídia, herpes e condiloma”, informou Rita de Cássia.

A atualização foi organizada em quatro módulos: Epidemiologia em serviço; Manejo do HIV e das Hepatites Virais na Atenção Básica; Manejo da sífilis e das IST; e Controle do HPV e do Câncer do Colo do Útero.

Segundo Rita de Cássia, a atualização também prevê a parceria com a área de Saúde da Mulher, considerando a possibilidade da transmissão vertical das ISTs, quando a mãe transmite a doença para o bebê na gestação, parto ou amamentação, o que torna necessário um cuidado diferenciado no atendimento para evitar o nascimento de crianças expostas ao HIV ou sífilis.

O curso também vai abordar a atualização de informações sobre o controle do câncer do colo do útero, relacionado ao vírus HPV, com ênfase no atendimento às mulheres com o vírus HIV.

“Para a capacitação, a Semsa estabeleceu ainda parcerias com a Fundação de Medicina Tropical e a Fundação Alfredo da Matta, além de participação de profissional do Ministério da Saúde, que trabalha na área de pesquisa do HPV. É um grande movimento que a Semsa está fazendo para oferecer informações atualizadas aos profissionais, qualificando ainda mais o atendimento”, explicou Rita de Cássia.

Para a enfermeira Olgaíde Almeida de Lima, que trabalha na UBS Avelino Pereira, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, mesmo atendendo casos de infecções sexualmente transmissíveis na rotina de serviço, é sempre importante a atualização das informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento.

“A UBS Avelino Pereira oferece o serviço de testagem rápida para o HIV, sífilis e hepatite. Então, é preciso ter informações atualizadas para acompanhar o tratamento do paciente ou encaminhar para a atenção especializada quando necessário”, afirmou Olgaíde Lima.

O curso direcionado aos profissionais do Disa Leste será encerrado na próxima semana, dias 17 e 18/7, das 8h às 11h30, na Espi. Na sequência, haverá a capacitação dos profissionais do Disa Oeste no mês de agosto, seguindo o Disa Sul em setembro, o Disa Norte em outubro e encerrando em novembro com a capacitação dos profissionais do Disa Rural.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui