Mnaaus - 18.04.2019 Imoveis começam ser demolidos Av.Constantino Nery Foto.Altemar Alcantara/Semcom

Após a interdição da avenida Constantino Nery, sentido bairro/Centro, a Prefeitura de Manaus iniciou nesta quinta-feira, 17/4, a demolição dos imóveis localizados no entorno da obra de implantação do novo sistema viário da área, que compreende o trecho entre as ruas João Valério e Pará. Os serviços são executados pelo Consórcio Manaus, vencedor da licitação, com a efetiva fiscalização do município.

Nesta primeira fase, a demolição se iniciou em duas propriedades localizadas na esquina da rua João Valério, para possibilitar a implantação do canteiro de obras na área. Ao todo, 39 imóveis serão desapropriados parcialmente ou totalmente, segundo o subsecretário de Obras Públicas da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Madson Rodrigues.

“Desse total, oito casas já foram desapropriadas na íntegra e já estão desocupadas. Seguindo a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto em darmos celeridade no andamento das obras, começaram a demolição de dois imóveis para a construção do canteiro, a fim de avançarmos com essa intervenção que vai melhorar significativamente o trânsito entre as zonas Norte e Sul da cidade”, explicou o subsecretário.

Na sequência, a equipe de obras avança para a retirada de mais duas construções, dessa vez na esquina da rua Pará. Paralelamente, as empresas integrantes do consórcio instalam tapumes na área e realizam a sondagem do solo, última etapa para o início da cravação das estacas que formarão os muros das duas passagens subterrâneas da avenida Constantino Nery.

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) atua com agentes e sinalização para orientar os condutores quantos aos desvios no trânsito da avenida, na altura da entrada do São Jorge até a rua João Valério, no sentido bairro/Centro.

Texto: Anayra Benevides (Seminf)

Foto: Altemar Alcântara (Semcom)