25.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Prefeitura de Manaus inicia Semana do Livro Infantil

A Prefeitura de Manaus iniciou nesta terça-feira, 1º/10, a Semana do Livro Infantil 2019 em 130 unidades de ensino da educação infantil, com aproximadamente 41.880 crianças, e 324 escolas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com 115.529 alunos na rede municipal. A programação segue até o dia 11/10 com leitura recreativa, contação de histórias, recital de poesia, concursos, gincanas literárias, peças infantis, teatro de fantoches, encontro com autores locais e exposição de livros infantis.

O objetivo do evento, que cumpre a Lei Municipal nº 1.012, de 14 de julho de 2006, é promover o livro infantil e estimular a leitura, por meio do imaginário, com diversas atividades culturais, obras literárias de autores locais, nacionais e internacionais de cunho infantil.

A assessora pedagógica da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (GACPE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Elizabeth Melo, disse que a semana é de suma importância para as escolas. “Esta semana vem justamente para contribuir para que nossas crianças da educação infantil e do 1º ao 5º ano possam desenvolver mais rápido a questão em relação à leitura e à escrita, bem como sua interação com outros alunos”, comentou.

Programação

A Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste contou com uma vasta programação na Semana do Livro Infantil nas 86 unidades de ensino, com a participação de aproximadamente 28,3 mil alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano. A assessora da biblioteca escolar da divisão, Neida Guimarães, ressaltou o apoio às escolas na semana.

“A programação vem nos favorecer para incentivarmos a leitura dos nossos alunos, nossas crianças, bem como, trabalhamos também com incentivo aos pais para que eles possam nas suas residências dar continuidade a isso. O trabalho da divisão vem sendo constante e estamos bem confiantes que vamos conseguir a nossa meta”, contou.

Atividades

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Madre Elisia, bairro São Raimundo, iniciou as atividades com um momento cívico e explorou o incentivo à leitura com músicas e histórias sobre os cuidados com os livros. Ao longo da semana, a escola vai realizar atividades com rodizio de histórias com fantoches e manipulação de livros literários, contação de histórias, representação de personagens com o uso de fantasias, conto e reconto de histórias, entre outras ações.

De acordo com a diretora, Wanda Almeida de Souza, a programação visa justamente atender a temática da semana. Ela ressaltou ainda o trabalho da escola com as crianças do 1º e 2º períodos e do maternal com a leitura.

“A programação é feita justamente para incentivar a leitura na criança desde pequena, por meio do lúdico, não ler por ler, mas ler por prazer. Sempre mostrando para criança que a leitura dar “asas à imaginação”. A partir da leitura, elas encenam, elas reproduzem por meio de desenhos e assim vão contextualizando a história delas”, citou.

A professora do 1º período, Maria Angélica Tomas Alves, diz que as atividades realizadas na escola buscam o aprendizado das crianças, mas com um planejamento que ajuda os alunos a aprenderem e assimilar de forma lúdica sobre a leitura e a escrita.

“Durante a semana, cada professor tem sua metodologia em sala de aula para aplicar a temática. Por exemplo, a hora do conto, onde a professora conta a história e a criança vai e reconta. Temos os fantoches que estimulam o desenvolvimento corporal. O livro é de suma importância, porque ele faz a gente entrar no mundo da imaginação”, explicou.

Texto – Paulo Rogério / Semed
Foto – Eliton Santos / Semed

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui