27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura de Manaus já distribuiu 42 mil mudas nos seis primeiros meses do ano

A Prefeitura de Manaus já realizou a distribuição de 42 mil mudas à população, nos seis primeiros meses deste ano. O trabalho faz parte da estratégia da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) de levar a população a contribuir com a arborização da cidade, fazendo o plantio de mudas de árvores nos quintais urbanos, além de jardins e hortas medicinais. Além dos pontos fixos e eventos do município e de terceiros, a Semmas disponibiliza a doação de mudas itinerante nas ruas como parte da estratégia de trabalho.

Nesta quarta-feira, 24/7, aconteceu mais uma edição do Pedágio Ambiental, a 12ª deste ano, que levou mudas de árvores frutíferas e plantas ornamentais e medicinais a moradores do bairro do Zumbi 2, na zona Leste. O pedágio acontece quinzenalmente e vem sendo utilizado também como uma ferramenta de educação ambiental no combate às queimadas. As ações de sensibilização acompanham o trabalho de distribuição de mudas como forma de otimizar tempo e recursos, além de atingir um universo maior de pessoas a cada ação.

Somente na quarta-feira, 24/7, 600 mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais foram doadas na alameda Cosme Ferreira, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Alfredo Campos. O Pedágio Ambiental acontece desde 2017 e vem facilitando o acesso das pessoas às mudas para plantio em quintais e jardins residenciais, atendendo a orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto de intensificar essa distribuição.

A primeira edição deste ano do pedágio ocorreu em março de 2019. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, a estratégia deu certo e vem colaborando com a política municipal de arborização urbana da cidade. “A ideia é fazer com que as pessoas contribuam e se sintam parte do processo de arborização urbana da cidade, plantando e cuidando em casa das mudas que recebe gratuitamente da Prefeitura de Manaus”, explicou o secretário Antonio Nelson.

O diretor de Arborização e Sustentabilidade, Deyvson Braga, destaca que o projeto aproximou as pessoas do serviço de doação de mudas. “Muita gente nos relatava a dificuldade de conseguir as mudas por morarem em bairros distantes do Viveiro Municipal e dos outros pontos fixos de doação de mudas”, afirmou. Hoje, cada edição contempla uma localidade diferente, contemplando todas as zonas da cidade. A próxima edição do Pedágio Ambiental acontecerá no dia 7/8, no bairro Tancredo Neves, na zona Leste. No dia 21/8, o projeto irá para a Feira da Panair, na zona Sul.

Os pontos fixos de distribuição de mudas são o Viveiro Municipal (sede do Instituto Federal de Educação do Amazonas – Ifam, no Zumbi), parque municipal do Mindu (Parque 10), parque municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho (Japiim), parque municipal Ponte dos Bilhares (Chapada) e parque Nascentes do Mindu (Cidade de Deus). Neles, a população pode pegar até cinco mudas por endereço, de espécies variadas, a exemplo de açaí, bacuri, pupunha, rambutã, pitanga, cupuaçu (frutíferas), saratudo, manjericão (medicinais), arália matizada, erica, onze-horas, abacaxi-roxo, laço-de-amor, tumbérgia e árvore-da-felicidade (ornamentais), entre outras.

Foto – Divulgação / Semmas

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui