As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Prefeitura de Manaus lança campanha de incentivo ao uso do Cartão Cidadão no transporte coletivo

Dentre as propostas de melhorias ao Sistema de Transporte Coletivo, a Prefeitura de Manaus iniciou nesta segunda-feira, 20/1, uma campanha de incentivo ao uso do Cartão Cidadão como forma de pagamento da passagem nos ônibus. A medida apresenta vários benefícios aos usuários, como embarque mais rápido, fim nos conflitos de troco e mais segurança aos passageiros e cobradores.

“Essa é mais uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto para que possamos avançar na implementação de melhorias no transporte coletivo. Atualmente, 60% da população já utiliza a ferramenta, por isso o foco será nos demais 40% que ainda não conhecem os benefícios do cartão eletrônico”, explicou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Francisco Bezerra.

Bezerra destacou, ainda, que a meta é ampliar, gradualmente, a universalização do uso do Cartão Cidadão, sem que haja qualquer prejuízo à população. “Já dispomos de seis pontos de cadastramento. Além da sede do Sinetram, na Constantino Nery, criamos outros quatro nos terminais de integração e mais um no shopping Phelippe Daou. Também estamos estudando a melhor maneira para realizar uma ação itinerante de cadastramento dentro dos bairros”, afirmou, ressaltando que a população dispõe de 250 pontos de recarga espalhados por toda a cidade.

Onde e como tirar o cartão

A primeira via do Cartão Cidadão será emitida gratuitamente, basta o usuário fazer o cadastro, sem necessidade de agendamento, apresentando identidade e CPF, de segunda a sexta, das 7h às 19h, e, aos sábados, das 8h às 12h, nos seguintes locais:

Terminal da Cachoeirinha – T2;

Terminal da Cidade Nova – T3;

Terminal Jorge Teixeira – T4;

Terminal São José – T5;

Sede do Sinetram – avenida Constantino Nery,476, ao lado do T1.

Já o posto de atendimento do IMMU, no shopping Phelippe Daou, o funcionamento é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Depois de obter o cartão, o usuário pode comprar os créditos ou fazer a recarga, eletronicamente, pelo site do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (https://passafacil.sinetram.com.br/sbe-web/login/login.html), ou nos 250 pontos da cidade. Para saber os endereços acesse o site http://www.sinetram.com.br/.

Campanha

A Prefeitura de Manaus reforça que a tarifa continua a ser paga em dinheiro ao cobrador, nas catracas dos ônibus. No entanto, a meta é que o Cartão Cidadão – modelo seguro e moderno de pagamento – seja utilizado por todos os usuários do transporte coletivo público da capital. Para isso uma campanha publicitária foi lançada para chamar a atenção da população, por meio de spots de rádio, comerciais de TV, redes sociais e na mídia impressa em jornais, mupis, lonas de viadutos e em cartazes dentro dos coletivos.

O uso do cartão eletrônico como tarifa no transporte coletivo já é adotado em várias cidades do Brasil e proporciona maior comodidade e segurança aos usuários. Em Manaus, o modelo já é utilizado por mais de 800 mil estudantes e, aproximadamente, 400 mil usuários do Cartão Cidadão.

Foto – Arquivo / Semcom