Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Prefeitura de Manaus oferece grupo de apoio psicossocial a pensionistas que estão vivenciando o luto

A Prefeitura de Manaus, por meio da Manaus Previdência, lança de forma virtual, no dia 15/4, o Projeto Acolher, criado pelo prefeito David Almeida, para oferecer suporte psicossocial para pensionistas que estão passando pelo processo de luto, em razão do volume de óbitos decorrentes da Covid-19.

A pandemia do novo coronavírus impactou o número de segurados do município, segundo levantamento feito pela Manaus Previdência. Em um ano, o número de excluídos da folha de segurados (aposentados e pensionistas) por morte, aumentou 157,84%. Em um ano de pandemia, foram registrados 327 óbitos, ou seja, 200 a mais que no período anterior. Desse total, 251 eram aposentados e 76 eram pensionistas.

No primeiro momento, será realizada uma reunião de acolhimento e orientação pelos setores psicossocial e de Previdência da instituição, que vão recepcionar os pensionistas, a fim de dar diversas orientações sobre direitos e deveres dos segurados. Eles também vão contar com suporte para procedimentos administrativos, tais como recadastramento, documentação, declarações e uso do Portal do Segurado.

No segundo momento, será oferecido um grupo de acolhimento psicológico aos interessados, com duração de dois meses, no qual serão trabalhadas questões relativas ao luto.

O projeto Acolher será realizado de forma trimestral. Para essa primeira turma, foram convidados os 50 pensionistas que tiveram o seu benefício concedido nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021.

Texto – Cinthia Guimarães / Manaus Previdência

Foto – Divulgação / Manaus Previdência

-publicidade-