26.3 C
Manaus
terça-feira, março 19, 2024

Prefeitura de Manaus promove a 2ª fase da ‘Capacitação em Manejo Clínico da Pessoa Convivendo com o HIV’

Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Major Sálvio Belota participaram, na tarde de quinta-feira, 22/8, da 2ª fase da “Capacitação em Manejo Clínico da Pessoa Convivendo com o HIV”, promovida pela Prefeitura de Manaus, no ambulatório da unidade, na rua Samambaia, n° 786, Santa Etelvina, na zona Norte.

O objetivo é capacitar os profissionais de saúde da unidade para que o paciente, que antes era diagnosticado no local e encaminhado para outro lugar, agora fique na UBS para receber orientações sobre a doença. “Para o cidadão, é mais cômodo estar aqui, sendo do bairro ou não. Ele já conhece a rotina da unidade, então ele se sente em casa”, disse o diretor da UBS, Anderson Menezes, durante evento organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O manejo é realizado pela assistente social Ana Carolina Leão, que ressaltou que, além de abordar aspectos da doença, também destacou a necessidade de não isolar o paciente soropositivo. “Quando ele está aqui, na atenção primária, a equipe de saúde da unidade tem, por obrigação, olhar para esse paciente como um todo, independentemente de ele ser HIV positivo ou não. Se a gente conseguisse que toda a atenção primária tivesse um manejo do HIV, as pessoas seriam olhadas de forma integral” complementou.

Durante o manejo, os profissionais de saúde presentes no ambulatório foram orientados e atualizados sobre nomes sociais, direitos dos soropositivos e a ética sobre como dar o diagnóstico a eles. “É interessante essa iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, porque realmente nós não temos muito contato com esses pacientes mais específicos. Então, esse manejo é importante para gerar esse conhecimento, tanto na parte da equipe médica, quanto na equipe multidisciplinar, para poder dar o melhor suporte para os nossos pacientes” afirmou o médico da UBS, Francelito Costa Chaves.

O manejo prossegue até a próxima quinta-feira, 29/8, sempre com início às 14h.

Texto – Ana Paula Grangeiro / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui