24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Prefeitura de Manaus promove ações de saúde na comunidade Nossa Senhora de Fátima

A Prefeitura de Manaus realizou, nesta quinta-feira, 17/6, na comunidade ribeirinha Nossa Senhora de Fátima, localizada na região do Tarumãzinho, uma série de ações de saúde aos moradores daquela localidade. As atividades que integraram a programação do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho, foram realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), na Escola Municipal José Sobreira do Nascimento.

Por meio do Distrito de Saúde Rural, os servidores da Semsa atenderam mais de 400 moradores com consultas médicas e de enfermagem, aferição da pressão arterial, vacinação contra o H1N1 (O vírus da gripe Influenza) e ações de educação em saúde com abordagem sobre as formas de violência contra a pessoa idosa.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reforçou o compromisso da prefeitura com as comunidades ribeirinhas de Manaus, enfocando principalmente o segmento da pessoa idosa.

“O prefeito David Almeida é muito sensível às necessidades da população ribeirinha e incentiva parcerias entre as instituições para apoiar os moradores dessas áreas, no sentido de facilitar o acesso aos serviços de saúde. Esse cuidado é redobrado quando a população é idosa e necessita de mais cuidados, por isso estamos felizes em garantir esses atendimentos”, frisou.

Os comunitários também tiveram oportunidade de realizar testes rápidos para diagnóstico de sífilis, HIV e Hepatite B e C, além de atendimento odontológico. As equipes também distribuíram kits de higiene bucal para estimular a higiene bucal.

Para a chefe do Núcleo do Idoso da Semsa, Maria Eliny Rocha, o evento de hoje foi significativo sobretudo pelas atividades de educação em saúde e o combate à violência contra os idosos. Segundo ela, a proposta de estimular a reflexão sobre a temática foi bem-sucedida.

“Esta foi uma ação de cidadania realizada por meio de uma parceria que só trouxe benefícios. Além dos serviços de saúde, reforçamos o trabalho de orientação porque esse tema deve ser abordado tanto pelos idosos quanto pelos jovens e a prefeitura estende esta ação a todos os usuários, sejam da área urbana ou da ribeirinha”, enfatizou.

Agradecimento

O caseiro Adenildo de Paula Tavares, 51 anos, destacou que a ação chegou em boa hora para os moradores da comunidade Nossa Senhora de Fátima, uma vez que sair da localidade representa um gasto a mais para as famílias.

“A divulgação foi muito boa e a comunidade pode resolver muitas coisas aqui na escola, hoje. Já consegui encaminhar o RG dos meus dois filhos, já me consultei e fiz exames. Só tenho a agradecer”, pontuou.

A vacinação contra o vírus da gripe Influenza foi um dos serviços mais procurados pelos moradores. A servidora Anildes de Almeida, 56 anos, aproveitou a ação para se imunizar e elogiou a iniciativa da Prefeitura de Manaus.

“É uma ação muito maravilhosa e nós da comunidade, agradecemos. Vivemos aqui desde 2004. Moramos em um lugar de difícil acesso e essa ação da prefeitura nos ajudou muito”.

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Foto – João Viana / Semcom

spot_img