As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Prefeitura de Manaus promove encontros on-line sobre educação socioemocional

Aproximadamente 500 servidores da Prefeitura de Manaus entre gestores, pedagogos, assessores pedagógicos e professores participam de encontros on-line sobre educação socioemocional. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com encontros às 15h das quintas e sextas-feiras.

O objetivo da ação, executada pela Gerência de Formação Continuada (GFC), por meio da Rede Colaborativa de Formação Continuada, é contribuir para o pensar na educação socioemocional como elemento importante no processo de desenvolvimento de competências humanas. Para auxiliar o bem viver entre as pessoas, melhorar o ambiente de trabalho e facilitar o uso de habilidades técnicas à gestão das pessoas e processos na escola.

“O encontro nasceu da sensibilidade e da reflexão que a equipe de formadores fez a partir do contexto que estamos vivendo, de isolamento e com o medo de uma doença invisível. Faz muito sentido olhar para esse momento e tentar manter um canal de diálogo entre os nossos educadores, sobre essa realidade e mantendo o foco das formações continuadas e com muita leveza abordar assuntos sobre ansiedade, medo e as mudanças que essa nova realidade trouxe para vida de cada um”, comentou a gerente da GFC, Rosane Freitas.

Os temas dos encontros formativos estão sob a égide das competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que são mediados pelas formadoras da GFC, tudo para favorecer o momento de isolamento social e teletrabalho. De acordo com a formadora Lygia Souza, as reuniões são extremamente importantes, tanto para a melhoria da qualidade de vida dos professores, quanto para o processo de ensino-aprendizagem.

“Mais do que nunca nós precisávamos contribuir com os nossos educadores que estão à frente de uma demanda diferenciada e que não era esperada por ninguém, sabemos que todos nós temos as nossas limitações e necessidades de se educar emocionalmente para enfrentar os novos desafios e, principalmente, de isolamento. Para não correr o risco de adoecer, manter a saúde emocional nesse momento é primordial”, disse.

Para gestores, pedagogos e assessores pedagógicos, o encontro acontece às quintas, a partir de inscrição prévia. Para professores, a reunião é em formato de webinário, às sextas, com acesso livre por meio de link disponibilizado semanalmente pelas formadoras e divulgado pelas Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed por meios dos canais de comunicação digital.

Para a professora Mávia Barros, que leciona na escola municipal Professor Heleno Nogueira dos Santos, na Colônia Terra Nova, na zona Norte de Manaus, a troca de experiências nos encontros é de muito aprendizado.

“É muito bom poder adquirir experiências durante os encontros para trabalhar o emocional dos pais, alunos e até o nosso como educador. Vivemos expectativas e incertezas, não sabemos quando vamos voltar para a sala de aula. O isolamento nos aproximou ainda mais dos pais dos nossos alunos, o convívio com eles é diário, antes acontecia somente nas reuniões e agora trabalhamos juntos, nas dificuldades, desafios e, com os encontros, também repasso as nossas conversas com eles”, mencionou Mávia.

O próximo encontro será nesta sexta-feira, 19/6, com o tema “Gestão do tempo e da produtividade”. Quem quiser participar poderá acessar a sala por meio da plataforma Zoom, utilizando o link: https://bit.ly/gestão_tempo_produtividade e fazer parte do grupo de WhatsApp: https://bit.ly/EducaçãoSocioemocionalDDPM, para receber os links dos próximos encontros e acessar o material disponibilizado. A ação acontece até o dia 10 de julho.

Texto – Érica Marinho/Semed

Foto – Divulgação/Semed