25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Prefeitura de Manaus promove festival olímpico para alunos da educação infantil

Com um cenário interativo, brincadeiras inovadoras e muita alegria, a Prefeitura de Manaus promoveu a 6ª edição do Festival Olímpico para alunos do ensino infantil, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Como no ano passado, a ação foi realizada de forma remota, por conta do distanciamento social, devido a pandemia da Covid-19. A transmissão ocorreu durante as atividades do “Eba! Vamos brincar!”, em horários diversificados, no canal 2.5, da TV aberta e também pelo YouTube.

Este ano, a atividade pedagógica aconteceu no período de 12 a 14/5, dentro do projeto “Aula em Casa” e o tema trabalhado foi “Tókio, Japão: responsabilidade e compromisso com o nosso planeta”. O festival olímpico conta com o apoio da Caravana da Educação Física e tem como objetivo proporcionar às crianças interação, desenvolvimento da linguagem e produção textual, por intermédio de brincadeiras e práticas esportivas.

De acordo com a chefe da Divisão de Educação Infantil (DEI), Ângela Almeida, em 2021 a ação teve como foco despertar a responsabilidade e o compromisso com o nosso planeta.

“A DEI está muito feliz com o envolvimento das unidades de ensino. São imagens, vídeos, experiências lindas de crianças realizando as atividades propostas. O sexto festival olímpico da Semed, segundo na modalidade remota, foi um sucesso, porque teve um número expressivo de visualizações desde quando foi lançado”, ressaltou.

Na edição deste ano, o festival conseguiu envolver aproximadamente 100% das unidades que trabalham com educação infantil, ou seja, creches municipais, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e unidades de ensino, que trabalham de forma simultânea com ensino fundamental e educação infantil, alcançando dessa forma mais 50 mil crianças.

A atividade foi dividida em três dias. No primeiro foi realizada a abertura. O segundo contou com provas voltadas ao meio ambiente e no terceiro foram realizadas atividades caracterizadas como pré-desportivas.

Conforme o assessor da educação infantil da Semed, Alexandre Romano, um dos idealizadores do evento, o festival é realizado desde 2016, por meio da Caravana da Educação.

“A gente fala que esse é o maior festival olímpico da educação infantil do Brasil, porque ninguém faz um evento igual ao nosso. Ano passado ninguém fez e este ano fomos a primeira rede de educação no país a fazer. Então Manaus está bem à frente de todos os outros municípios do Brasil”, disse.

Segundo a gestora do Cmei Maria do Céu Vaz de Oliveira, Norma Wanzeler, houve um grande envolvimento dos alunos e os pais reconheceram a importância da ação, não só para a vida acadêmica das crianças, mas também para o desenvolvimento integral delas.

“Tivemos depoimentos de pais que nos informaram que gostaram das atividades propostas pela caravana, inclusive participaram fazendo junto com os filhos as provas e salientaram que acharam muito interessante”, destacou.

Texto – Emerson Santos / Semed

Foto – Divulgação / Semed

spot_img