24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Prefeitura de Manaus promove oficina sobre ferramentas do Google Educação para profissionais da rede municipal de ensino

Para aperfeiçoar as técnicas de ensino e estudo, a Prefeitura de Manaus iniciou nesta quinta-feira, 21/5, o treinamento para professores, pedagogos e assessores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) sobre as ferramentas do Google que permitem continuar com as aulas mesmo durante o isolamento social. O curso conta com aproximadamente 300 profissionais da educação inscritos, por meio de um link compartilhado nos grupos de trabalho, e terá o segundo dia de instrução na terça-feira, 26/5.

Todos os servidores da Semed possuem conta no gmail educacional, que conta com diversas ferramentas como Google Sala de Aula, Google Meet, Google Formulários e o Google Drive.

De acordo com uma das formadoras da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed, Lana Pinto, essas ferramentas são responsáveis por auxiliar o fazer pedagógico nesse momento de pandemia.

“O Google Sala de Aula foi desenvolvido de forma colaborativa com professores para ajudá-los a poupar tempo, manter as turmas organizadas e melhorar a comunicação com os alunos. O Google Meet conecta quem está no escritório com profissionais de outras unidades, funcionários em home office. Enquanto o Google Drive é o responsável por manter seus arquivos sincronizados entre diferentes máquinas e a internet, no seu espaço de armazenamento”, explica Lana.

Para a pedagoga da escola municipal Adelaide Tavares Macedo, Klicia Grijó, com a pandemia, os profissionais da educação tiveram que se reinventar e a tecnologia é o único meio para alcançar os alunos e continuar com a missão de educar. “Com a live, foi possível tirarmos dúvidas e aprendermos um pouco mais sobre a ferramenta que já está sendo utilizada em várias escolas de Manaus. Quando eu vi vários colegas de profissão participando da live, percebi mais ainda que todos estão dando o seu melhor e que essa formação veio para engrandecer mais ainda o nosso trabalho. A palavra de hoje é gratidão. Já estou pronta para a próxima formação”, completou Klicia.

Suporte

Durante o período de isolamento social recomendado pela prefeitura, a GTE continua com seu suporte aos professores, gestores, pedagogos e assessores, conforme aponta a gerente Aldemira Câmara. “O contato com os professores é por meio das redes sociais, e-mail institucional e pelo assessor de tecnologia das Divisões Distritais Zonais (DDZ’S), que colhem as demandas que professores, gestores e diretores têm e marcamos com eles, de forma individual ou de grupo”, explica.

Além dessas orientações quanto ao uso das tecnologias, Aldemira conta que a gerência também se envolve em outros projetos, como no Aula em Casa. “A gente atende toda a secretaria. Tira dúvidas, sugere recursos que podem ajudar nesse momento de home office”, finaliza.

Texto – Alexandre Magno/Semed

spot_img