26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Prefeitura de Manaus promove oficinas remotas do Google Formulário para os professores da rede

Com a meta de levar mais recursos tecnológicos para os professores nessa época de pandemia da Covid-19, onde todos os profissionais da educação buscam meios para se reinventar nas aulas on-line, a Prefeitura de Manaus vai realizar oficinas remotas do Google Formulário, nos dias 14, 16, 21, 23, 28 e 30/7. A programação vai ocorrer no Canal Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da plataforma do YouTube.

“Nossa meta é apresentar esses recursos de uma forma clara e fácil e aproximar ainda mais os professores dessas tecnologias, para que eles também possam se aproximar de seus alunos agora e na pós-pandemia. São formas de ensinar diferenciadas que no nosso ponto de vista facilitará também o processo de ensino e aprendizagem, e que os alunos, por sua vez compreendem e assimilam com muita facilidade”, explicou a instrutora educacional da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed, Milene Mírian Araújo Monteiro.

As oficinas serão coordenadas pela Semed, por meio daGTE, por meio do link: https://www.youtube.com/channel/UCKbNGBVObhVGC24x300AE6A.

Além dos servidores da Semed, as oficinas serão extensivas também aos educadores da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) e o público em geral. A equipe responsável pelas formações será de Letramento em Programação e Robótica/Procurumim do GTE da Semed. Todos podem participar das oficinas e o formulário Google pode ser usado em qualquer função ou profissão, na qual pode ser também um instrumento de pesquisa.

No mês de junho foram realizadas oficinas do Google Formulários, Google Meet, Google Drive e Google Sala de Aula, pela equipe do Telecentro do GTE. Para participar das oficinas, o público só precisará entrar no Canal Educacional Semed Manaus, nos horários discriminados na programação. Para as oficinas de Formulário Google com Testagem e Formulários Google Gamificados, precisará ter um conhecimento prévio de Formulários que já foi dado anteriormente pela equipe do Telecentro.

Programação

No dia 14 de julho serão realizadas três oficinas ao vivo do formulário no Google com três enfoques diferentes. A primeira, a partir das 9h, será de Formulário Google com Seção. O participante pode acessar e definir o lembrete no link https://youtu.be/FSXPN5WDO1o. É uma oficina que ensinará o público, desde como fazer login na conta do Google, até construir o seu formulário completo com uma atividade escolar.

O segundo momento será às 14h, com Formulário Google com Testagem, com objetivo de aprender a usar complementos, teste com notas e muito mais no link https://youtu.be/Ue5zXKkHFJU. A terceira oficina será às 19h, com tema Formulários Gamificados, onde vai explicar o que é gamificação, além de como inserir os elementos de gamificação em uma atividade no formulário, pelo link https://youtu.be/FSXPN5WDO1o

Já nos dias 16 e 21, as oficinas serão realizadas em forma de reprise, às 9h, 14h e 19h, para quem não acompanhou as oficinas realizadas no dia 14 de julho. A reprise pode ser acompanhada pelo Canal Educacional Semed Manaus, por meio do link: https://www.youtube.com/channel/UCKbNGBVObhVGC24x300AE6A.

Nas oficinas dos dias 23, 28 e 30 de julho, a coordenação somente vai disponibilizar os links na próxima semana.

No dia 23, as oficinas serão realizadas ao vivo, com mais três temas diferentes. A primeira será às 9h, sobre e-mail institucional, visto que esses endereços eletrônicos existem desde aproximadamente 2015 e nem todos os servidores utilizam. A segunda será às 14h, de como usar o drive que é o armazenamento em nuvem da Google, tais como filmes, músicas, documentos e muito mais.

A terceira oficina acontecerá às 19h, usando Snap Câmera com o Meet, que é uma ferramenta diferenciada de se apresentar para os seus alunos com adereços e backgrounds de tela sem usar o Chroma Key.

Já nos dias 28 e 30, as oficinas serão realizadas em forma de reprise, às 9h, 14h e 19h, para quem não acompanhou as oficinas realizadas no dia 23 de julho, que pode ser acompanhada pelo Canal Educacional Semed Manaus, por meio do link: https://www.youtube.com/channel/UCKbNGBVObhVGC24x300AE6A.

Texto – Paulo Rogério / Semed
Foto – GTE / Semed

spot_img