24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Prefeitura de Manaus qualifica auditores internos da Previdência

Quinze servidores da Prefeitura de Manaus, lotados na Manaus Previdência, iniciaram nesta terça-feira, 17/9, o curso de “Formação de Auditor Interno da Qualidade”. A atividade integra um cronograma de ações da Assessoria Técnica (Astec) da autarquia municipal, visando a renovação da certificação da NBR ISO 9001/2015.

“O objetivo desta etapa é o de formar auditores internos que terão a missão de avaliar os processos internos da previdência, antes da auditoria externa”, explicou a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon.

O curso é o complemento de um primeiro, que aconteceu no início deste mês, e que tratou sobre a Leitura e Interpretação da NBR ISO 9001/2015. O instrutor também é o mesmo, o especialista Manuel Belém Filho, o que garante a continuidade e a padronização da qualidade dos conteúdos repassados. Entre os pontos repassados aos participantes, teoria e prática sobre os conceitos relacionados a auditorias, incluindo o passo a passo sobre a implantação de um sistema de auditoria interna referente à Gestão da Qualidade.

A partir desta capacitação, os auditores internos realizarão auditoria na instituição no período de 4 a 8/11. Em seguida, vão apresentar um relatório sobre a atividade, que somado à análise crítica do processo, a cargo da direção da instituição, possibilitará análise integral de todo o sistema de gestão da qualidade implementado no órgão.

“Esse é um ponto imprescindível para a obtenção da certificação da ISO”, destaca a chefe da Assessoria Técnica (Astec) da Manaus Previdência, Márcia Assunção, complementando que a análise crítica acontece por meio de reunião da presidência com os demais gestores, momento onde a assessoria apresenta dados sobre mudanças em questões internas e externas pertinentes ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), incluindo seu desempenho e eficácia (satisfação de clientes e retroalimentação de partes interessadas), alcance dos objetivos estratégicos, indicadores de processos e conformidade de produtos, entre outros pontos.

Finda essa etapa, parte-se para a auditoria externa, que acontecerá nos dias 2 e 3/12. “Estamos confiantes que, mais uma vez, a previdência do município vai atingir o êxito esperado”, diz Assunção.

Texto – Marcia Claudia Senna / Manaus Previdência

Foto – Jackeline Brazão / Manaus Previdência

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui