As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Prefeitura de Manaus qualifica auditores internos da Previdência

Gov Agricultura

Quinze servidores da Prefeitura de Manaus, lotados na Manaus Previdência, iniciaram nesta terça-feira, 17/9, o curso de “Formação de Auditor Interno da Qualidade”. A atividade integra um cronograma de ações da Assessoria Técnica (Astec) da autarquia municipal, visando a renovação da certificação da NBR ISO 9001/2015.

“O objetivo desta etapa é o de formar auditores internos que terão a missão de avaliar os processos internos da previdência, antes da auditoria externa”, explicou a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon.

O curso é o complemento de um primeiro, que aconteceu no início deste mês, e que tratou sobre a Leitura e Interpretação da NBR ISO 9001/2015. O instrutor também é o mesmo, o especialista Manuel Belém Filho, o que garante a continuidade e a padronização da qualidade dos conteúdos repassados. Entre os pontos repassados aos participantes, teoria e prática sobre os conceitos relacionados a auditorias, incluindo o passo a passo sobre a implantação de um sistema de auditoria interna referente à Gestão da Qualidade.

A partir desta capacitação, os auditores internos realizarão auditoria na instituição no período de 4 a 8/11. Em seguida, vão apresentar um relatório sobre a atividade, que somado à análise crítica do processo, a cargo da direção da instituição, possibilitará análise integral de todo o sistema de gestão da qualidade implementado no órgão.

“Esse é um ponto imprescindível para a obtenção da certificação da ISO”, destaca a chefe da Assessoria Técnica (Astec) da Manaus Previdência, Márcia Assunção, complementando que a análise crítica acontece por meio de reunião da presidência com os demais gestores, momento onde a assessoria apresenta dados sobre mudanças em questões internas e externas pertinentes ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), incluindo seu desempenho e eficácia (satisfação de clientes e retroalimentação de partes interessadas), alcance dos objetivos estratégicos, indicadores de processos e conformidade de produtos, entre outros pontos.

Finda essa etapa, parte-se para a auditoria externa, que acontecerá nos dias 2 e 3/12. “Estamos confiantes que, mais uma vez, a previdência do município vai atingir o êxito esperado”, diz Assunção.

Texto – Marcia Claudia Senna / Manaus Previdência

Foto – Jackeline Brazão / Manaus Previdência

você pode gostar também