As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Prefeitura de Manaus realiza ‘1ª Expocreati’ com alunos da rede municipal de todas as modalidades

A Prefeitura de Manaus iniciou nesta quinta-feira, 21/11, a 1ª Exposição de Ciências, Robótica, Educação Ambiental, Tecnologia e Inovação (Expocreati), com projetos do Clube de Programação e Robótica (Procurumim) e do Ciência na Escola (PCE) desenvolvidos pelos alunos da educação infantil, ensino fundamental, educação especial, indígena e de Jovens e Adultos (EJA). O evento, realizado na Divisão de Desenvolvimento do Profissional do Magistério (DDPM) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na avenida Maceió, Parque 10, zona Centro-Sul de Manaus, segue até este sábado, 23/11.

A secretária de Educação de Manaus, Kátia Schweickardt, visitou os estandes dos projetos e destacou a metodologia de ensino do município, baseada no Programa de Educação Pública Municipal e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trabalha temas transversais e o letramento digital e da apresentação dos projetos na Expocreati.

“Este é um momento de culminância com todos os projetos mais exitosos das escolas e apresentação para sociedade de tudo o que foi desenvolvido durante o ano com todos os nossos alunos. A partir da orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto, utilizamos temas Transversais e o Letramento Digital, como uma importante ferramenta para potencializar a aprendizagem das crianças. A Semed desenvolve esse assunto com muita propriedade há muito tempo, com várias iniciativas em robótica, iniciação a Ciências e tecnologias educacionais”, pontuou.

A Fundação Telefônica Vivo é a grande parceira na iniciativa do desenvolvimento científico, tecnológico, produção do letramento e da alfabetização científica. O gerente de Projetos Sociais da Fundação, Rubem Saldanha, parabenizou a realização do evento. “São nesses espaços diferenciados que acontece um aprendizado mais efetivo dos alunos. A Prefeitura de Manaus está de parabéns pelo evento, que realmente faz muito sentido. Estou visitando todos os estandes e, provavelmente, estaremos iniciando outro projeto para agregar a este”, declarou Saldanha.

Expocreati

Mais de 1 mil alunos e 89 projetos serão apresentados nos três dias da exposição. O objetivo do evento é socializar as práticas inovadoras desenvolvidas por professores e estudantes da rede municipal de ensino nos projetos de informática com base no tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

No primeiro dia foram apresentados os trabalhos dos alunos da educação infantil com crianças de creche e dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e do ensino fundamental dos anos iniciais (1º ao 5º anos). Todos os trabalhos serão premiados com medalhas, de acordo com a pontuação.

O projeto “Tipos de Solos”, dos alunos do 4º ano da escola municipal Djalma Passos, na comunidade Campo Dourado, zona Norte de Manaus, alcançou a nota máxima e a unidade ganhou medalha de ouro. Para o aluno Sandro Gonçalves, 10, o projeto foi muito interessante. “Eu aprendi sobre os vários tipos de solo com o jogo criado por eles, que pode ser utilizado no computador ou notebook”, disse Sandro.

Texto – Érica Marinho / Semed
Foto – Eliton Santos / Semed

você pode gostar também