27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura de Manaus realiza a 19ª edição da Semana Nacional de Museus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismos e Eventos (Manauscult), promove, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 19ª edição da Semana Nacional de Museus, que será transmitida, no período de 17 a 23/5, pelas redes sociais do órgão – Instagram, @manauscult; e o canal Manauscult, do YouTube – com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

A temporada cultural acontece todo ano, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, cuja data é celebrada em 18/5, e tem como propósito mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo tema.

“O tema deste ano propõe a reflexão sobre o futuro dos museus. Porém, só é possível inspirar o futuro se existir um compromisso criativo com o presente e é isso que nossa gestão está construindo. Inclusive, estamos trabalhando para reabrir nos próximos dias, o Museu de Manaus, atendendo a todos os critérios sanitários recomendados pelos órgãos de saúde”, informa o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), uma entidade que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A cada ano o Icom escolhe um tema específico para debater durante o Dia Internacional dos Museus.

Tema

O tema que norteia cada edição da Semana Nacional de Museus é aquele escolhido pelo Icom, para a comemoração do Dia Internacional de Museus e visa fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições.

Programação

17/5 – O futuro dos museus: recuperar e reimaginar (YouTube – Manauscult)

18/5 – Arte Tumular – cemitérios como museu a céu aberto (YouTube – Manauscult)

19/5 – Impacto na cadeia econômica cultural com a paralisação de um museu (Instagram – @manauscult)

20/5 – Espaços sacros de Manaus (YouTube – Manauscult)

21/5 – Praças com museus a céu aberto (Instagram – @manauscult)

22/5 – Mercados históricos (YouTube – Manauscult)

23/5 – Grafismo indígena e seu futuro – Recuperar e reimaginar (YouTube – Manauscult)

Texto – Emanuelle Baires / Manauscult

Foto – Márcio James / Arquivo – Semcom

spot_img