As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Prefeitura de Manaus realiza a entrega de 50 cadeiras de rodas por meio do programa ‘Abraço Solidário’

Dignidade, respeito, acessibilidade, independência. Esses são alguns dos sentimentos que as 50 pessoas que receberam as doações de cadeiras de rodas da Prefeitura de Manaus, por meio do programa “Abraço Solidário”, do Fundo Manaus Solidária, sentiram nesta quinta-feira, 14/11, no auditório da Casa Militar de Manaus, avenida Padre Agostinho Caballero Martin, Compensa, zona Oeste. O programa é um dos braços de atuação da prefeitura na área social.

Idealizado pela presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, o “Abraço Solidário” estabelece a concessão direta de bens materiais às pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social de qualquer natureza e às pessoas acometidas de câncer ou com problemas crônicos de saúde.

“Essa ação deixa clara a importância de entendermos a necessidade do outro e esse é o nosso trabalho, enxergar o outro e lhe proporcionar dignidade e a melhor qualidade de vida possível. Entregamos as cadeiras de rodas porque sabemos da importância delas na vida dessas famílias. Ações como esta permitem o atendimento naquilo que é mais necessário, neste caso, cadeiras de rodas, e também imprimem na sociedade o sentimento de que todos podem olhar o outro com gentileza e fazer algo de bom na vida dele. Esse é o Abraço Solidário”, salientou a primeira-dama.

Paratleta, Jonathan Nunes agradeceu à sensibilidade da presidente do Manaus Solidária em fazer uma doação de qualidade e que atende às necessidades das pessoas com deficiência. Conforme ele, mais que a experiência boa de ter uma cadeira de rodas nova, o sentimento é de independência, de poder se locomover sem precisar da ajuda de terceiros para isso.

“A primeira-dama foi muito receptiva com a gente, ela não deu uma cadeira qualquer, ela procurou fazer um trabalho específico para termos uma cadeira de rodas que fosse acessível e abrangesse a maioria das pessoas que tem alguma necessidade especial. Sou paratleta e dependo muito da cadeira de rodas que, para mim, não é só uma cadeira. Ela é como se fossem as minhas pernas, me dá independência no mais básico. Só tenho a agradecer”, disse Jonathan.

Júlia Gabriela Pontes, de 12 anos, possui paralisia cerebral e, por conta da deficiência motora, faz uso da cadeira de rodas desde os sete meses de idade. “É maravilhoso receber esse tipo de ajuda, porque nós que temos filhos com deficiência lidamos com muitas dificuldades. A locomoção é o maior dos problemas, precisamos que ela esteja em uma cadeira adaptada para que possa se desenvolver bem. Uma boa cadeira de rodas contribui para um bom desempenho na escola, inclusive. A cadeira que ela utiliza, atualmente, não é adequada e a que estamos recebendo hoje possui o suporte especial nas laterais que ela necessita, e isso é ótimo”, comemorou, Francisca Pontes, 52, mãe de Júlia.

A titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio, também chamou atenção para o sentimento que move o programa “Abraço Solidário”, que ao entregar uma cadeira de rodas entrega independência, possibilidade e acolhimento, que fazem a diferença na vida dessas pessoas.

“É muito bom quando temos pessoas com quem podemos contar e a população pode contar com o prefeito Arthur Neto e com a primeira-dama Elisabeth Valeiko. Esse trabalho que o Fundo Manaus Solidária tem realizado na nossa cidade é muito importante. Por meio do “Abraço Solidário”, mais de 200 cadeiras de rodas já foram entregues. A gestão do prefeito Arthur tem solidariedade, integração e companheirismo. Isso é gratificante para todos nós”, destacou Sampaio.

Doações

As cadeiras de rodas doadas foram destinadas a adultos, paraplégicos, com peso até 85 quilos, atendidas e cadastradas pelo setor de Serviço Social do Fundo Manaus Solidária. Desde que foi criado, o programa “Abraço Solidário” já contemplou 160 pessoas com deficiência, com a doação de cadeiras de rodas, e outras 120 com cadeiras de banho. Com a entrega desta quinta-feira, 14, chega a 210 o número de cadeiras de rodas entregues pelo programa.

O “Abraço Solidário” prioriza crianças, gestantes, nutrizes, idosos e Pessoas com Deficiência (PcD). Também estão inclusas pessoas em situação de pobreza ou que sejam impossibilitadas de arcar com os custos do enfrentamento de situações que coloquem em risco a sobrevivência e a dignidade do indivíduo e da família.

Pelo programa, o Fundo Manaus Solidária já distribuiu também cestas básicas, kits de enxovais, berços, lençóis, cadeiras de banho, colchões casca de ovo e fraldas geriátricas.

Texto – Michele Gouvêa e Daniel Brito / Fundo Manaus Solidária

Foto – Karla Vieira / Fundo Manaus Solidária e Marinho Ramos / Semcom

você pode gostar também