Os moradores do Quilombo do Barranco de São Benedito, na Praça 14, zona Sul da cidade, receberam na manhã deste sábado, 23/3, ações de saúde promovidas pela Prefeitura de Manaus. A programação fez parte das atividades do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial e ocorreu no anexo da Igreja Nossa Senhora de Fátima, na rua Jonathas Pedrosa, 1.530. O evento foi realizado pelo Distrito de Saúde (Disa) Sul, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com escola e instituições sociais.

O objetivo foi garantir o acesso da população negra às ações e serviços de saúde, efetivando a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

Os serviços oferecidos aos usuários foram consultas, vacinação, testes rápidos, distribuição de medicamentos, palestras educativas sobre a dengue, orientações odontológicas e jurídicas. Também houve corte de cabelo e apresentação do grupo de capoeira ‘Dendê de Maruô’ e de alunos da Escola Estadual Luizinha do Nascimento.

Segundo a enfermeira Marie Ketlem, responsável pela Saúde da População Negra e Indígena do Disa Sul, a realização da ação de saúde é em alusão ao Dia Internacional Contra o Racismo, mas tem como perspectiva a promoção da saúde.

“Esperamos, com essa ação, que a população negra seja alcançada positivamente, sendo atendida em suas necessidades no que se refere à saúde básica, prevenindo, assim, doenças que podem ser evitadas a partir de nossas ações”, afirmou.

Atendimento

Para melhor atender às pessoas que compareceram ao local buscando atendimento, a coordenação do evento organizou por salas os serviços, dando fluidez e agilidade.

“Tudo foi muito bem coordenado, fui bem atendida, as pessoas nos encaminham direitinho para as salas de atendimentos e o serviço que vim buscar foi de aferição da pressão”, contou Lúcia Barbosa, de 75 anos, integrante do Quilombo.

A moradora Hilda Mira, 77 anos, uma das mais antigas do Quilombo, disse que essas iniciativas são muito importantes para que a comunidade tenha mais cuidado com a saúde, e que o local escolhido, próximo ao Quilombo, facilitou a ida dos moradores. “Aproveitei a oportunidade para me pesar, vacinar e assistir a palestra da odontóloga. O atendimento foi rápido, mas ótimo”, disse.

A Ação de Saúde

Através das ações de saúde em locais estratégicos da cidade de Manaus, a Semsa visa cumprir o que orienta o Plano da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

Segundo a responsável técnica pela Saúde da População Negra na Semsa, Georgina Sarkis, a união entre as instituições engrandece toda a atividade que é direcionada a esta população.

“Essas programações já fazem parte do calendário anual de saúde da Semsa e, de forma estratégica, acontecem em datas importantes durante ano para prestarmos um atendimento especial ao Quilombo do Barranco de São Benedito”, concluiu Georgina.

Texto e Foto: Jean Holanda / Semsa