Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Prefeitura de Manaus realiza o 2º Encontro Pedagógico da Alfabetização

A Prefeitura de Manaus realizou nesta sexta-feira, 21/5, o 2º Encontro Pedagógico da Alfabetização, com professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Com o tema “Roda de Conversa: socialização de práticas exitosas no ensino remoto”, o evento ocorreu de forma remota, pelo YouTube, no canal Semed Educação Manaus.

O objetivo foi divulgar e incentivar as experiências exitosas de ensino e aprendizagem de professores na modalidade de ensino dos anos iniciais, assim como criar oportunidades para o diálogo e troca de experiências, entre os educadores da rede municipal de ensino de Manaus.

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, participou da abertura e destacou a preocupação com o processo de ensino aprendizagem dos alunos.

“A nossa Secretaria de Educação tem dado várias demonstrações sobre práticas exitosas e também com um quadro de técnicos, profissionais e pedagogos da mais alta qualidade, no sentido de trazer uma educação exitosa, seja na questão da alfabetização. Além disso, precisamos corrigir as distorções, que estão cada vez acontecendo em maior número e com mais frequência, sobretudo, nesta pandemia”, salientou.

Ao longo do ano letivo serão realizados quatro encontros pedagógicos. A programação desta sexta-feira contou com as práticas exitosas de oito educadores de escolas municipais de várias zonas da cidade, com tempo máximo de 10 minutos de apresentação. Ao final, houve uma roda de conversa com perguntas coletadas no chat com a participação de outros educadores.

Para a chefe da Divisão de Ensino Fundamental (DEF), da Semed, Marivalda de Souza Melo, é importante o trabalho realizado pelos professores com os alunos nas unidades de ensino da secretaria.

“Esta atividade vem contribuir com o enriquecimento de troca de experiências entre os docentes da rede, além de mostrar que é possível fazer o trabalho pedagógico com excelência mesmo com os desafios impostos pela pandemia”, disse.

Socialização

A professora Camila Caldas, da escola municipal São Luiz, bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste, desde março, trabalha com a atividade pedagógica “Reforço escolar: a matemática com novas estratégias”. Segundo a educadora, a ideia surgiu para ajudar os alunos nas operações básicas da disciplina de uma forma interativa e dinâmica.

“Foi muito gratificante poder participar da roda de conversa compartilhando a minha prática exitosa. A dinâmica do meu projeto consiste em enviar as contas das quatro operações de matemática em forma de figurinhas coloridas e com personagens conhecidos via WhatsApp, desafios semanais com imagens lúdicas que tornam o aprendizado mais leve e dinâmico com a maior participação e envolvimento da turma”, explicou.

A escola municipal Dr. Aristófanes Bezerra de Castro, na comunidade Aliança com Deus, bairro Cidade de Deus, zona Leste, também participou do encontro com sua experiência “Mãos pequenas sonhando as obras literárias do amanhã”, envolvendo 28 alunos do 1º ano do ensino fundamental. Para a professora Daianna Freitas de Oliveira, o projeto é fundamental para o processo de ensino aprendizagem.

“Tive a oportunidade de apresentar um trabalho de sucesso, desenvolvido dentro do ensino remoto na escola Aristófanes Bezerra de Castro. O projeto é de extrema importância neste momento de isolamento social, pois leva as crianças a acreditarem no potencial de suas histórias e seus encantos a outras pessoas, por meio de suas obras futuramente”, completou.

Texto – Paulo Rogério / Semed

-publicidade-