Amazonas Notícias

Prefeitura de Manaus realiza palestra para agricultores de maniva com experiente produtor do Sul do país

Prefeitura de Manaus realiza palestra para agricultores de maniva com experiente produtor do Sul do país

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), realizou, no último fim de semana, na escola agrícola Rainha dos Apóstolos, localizada na BR-174, zona rural, a palestra sobre o manejo e cultivo da maniva, com Nelson de Paula, um dos maiores produtores de mandiocultura do Brasil, com mais de mil hectares plantados no Estado do Paraná.

A palestra faz parte do fomento realizado pela Semacc, por meio do programa “Manaus + Agro”, que entregou, na semana passada, hastes de maniva para 200 agricultores dos polos agrícolas da capital, que estão pela primeira vez recebendo o incentivo municipal.

De acordo com Sinval Nogueira, subsecretário da pasta, o programa de fomento da prefeitura tem o intuito de beneficiar os agricultores e somar as informações técnicas, com isso estima-se uma colheita de 100 toneladas de mandioca.

“A cultura da maniva apresenta grande importância econômica ao Brasil, e Manaus. A iniciativa do prefeito David Almeida, sensível à cultura agrícola, tem apoiado de forma muito responsável o cultivo da maniva, onde mais de 100 toneladas de raízes serão transformadas nos mais diversos subprodutos da mandioca como farinha, goma, pé de moleque e outros derivados. Ganha nosso município, ganham nossos produtores e ganha a população com produtos frescos e produzidos aqui mesmo na nossa região”, enfatizou Nogueira.

Muito feliz em dividir sua experiência de campo com todos os agricultores amazonenses, por meio das técnicas do plantio da maniva e a colheita da mandioca e macaxeira, o palestrante e produtor de mandiocultura, Nelson de Paula, passou conhecimentos sobre manejo e a produção que vêm dando resultados no Estado do Paraná, no qual hoje é um dos maiores produtores dessa cultura no Brasil.

“Foi um dia de muita troca de experiência e conhecimento com todos os participantes. Pude dividir de forma muito positiva as técnicas do plantio e cultivo, desde a maniva até a mandioca sendo colhida. Uma palestra bem profissional e com importantes informações e técnicas que esses agricultores vão poder aplicar aqui no seu plantio. Quero agradecer a oportunidade de estar aqui. Foi muito relevante e todos estavam participativos”, concluiu Nelson Neto.

A Semacc tem incentivado a agricultura familiar em todos os nove polos agrícolas da capital. Somente nessa primeira etapa da entrega e fomento da maniva, mais de cinco hectares começam a receber a cultura, com o propósito de colher mais 100 toneladas da raiz de mandioca, gerando mais e, além disso, o fomento também oportuniza que o município tenha manivas, sementes de extrema qualidade para serem fornecidas aos produtores na próxima colheita, garantindo assim o acesso a esse insumo, que está em falta no mercado.

— — —

Texto – Polyana Brelaz / Semacc

Fotos – Gildo Smith / Semacc

Relacioandos