Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Prefeitura de Manaus realiza posse dos novos membros do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

A Prefeitura de Manaus realizou, nesta segunda-feira, 31/5, a posse dos novos membros do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para o mandato no biênio de 2021 a 2023. O encontro, organizado pela Divisão de Apoio a Gestão Escolar (DAG), ocorreu de forma on-line, pelo YouTube, no canal Semed Educação Manaus.

Foi a primeira eleição totalmente virtual realizada pela Semed, em razão da pandemia da Covid-19. Os novos representantes foram eleitos por meio de votação direta, no último dia 17 de março, pelo Google Meet e Google Forms e também por grupo de WhatsApp.

O coordenador do GAFCE Municipal e dos Conselhos Escolares, Luiz Carlos Albuquerque, afirmou que a posse é uma oficialização da eleição que ocorreu em março para os novos membros dos segmentos.

“A importância da posse é que a gente está chamando esses membros todos das representações das escolas para uma solenidade oficial da Semed. Vamos empossá-los e dar início ao trabalho para os próximos dois anos. A Semed acompanha o tempo todo os conselhos escolares, por meio das divisões distritais, em parcerias com os assessores das verbas federais. É nosso papel primordial estar o tempo todo fortalecendo as ações desses conselhos nas unidades de ensino”, completou.

O GAFCE local é parte do GAFCE Nacional e está instituído pela portaria nº 1.407/2010 Semed/GS. A Coordenação e seus membros se renovam a cada dois anos por meio de escolha em assembleia geral com voto aberto.

Os novos membros são representantes de dez segmentos que compõem a comunidade escolar, tais como: gestor, professor, estudante, assessores pedagógicos, assessoria jurídica, assessores de verbas federais das Divisões Distritais Zonais (DDZs), representantes administrativos das escolas, comunitários e pais de estudantes.

A solenidade de posse contará com a presença do subsecretário de Gestão Educacional (SSGE) da Semed, Carlos Guedelha; do diretor de Departamento de Gestão Educacional (Dege), Evaldo Bezerra Pereira, além dos representantes nacionais da GAFCE, como o coordenador Nacional de Formação de Conselheiros Escolares (GAFCE/PNFCE), Roberto Júnior; da secretaria municipal de Educação do município Cascavel (PR), Márcia Baldini, além de outras representatividades ligadas ao segmento em todo o país.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Foto – Cleomir Santos / Semed

-publicidade-