16.07.19. Semed realiza seminário com conselhos escolares da DDZ Rural.rFotos: Cleomir Santos.

Aproximadamente 200 participantes dos Conselhos Escolares das escolas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, da Prefeitura de Manaus, se reuniram nesta terça-feira, 16/7, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), no conjunto Vila Amazonas, zona Centro-Sul, para o Seminário Distrital dos Conselhos Escolares, que teve como objetivo discutir questões pertinentes a atuação e melhoria destes conselhos nas comunidades onde as escolas estão presentes.

A ação é uma iniciativa da Divisão de Apoio à Gestão Educacional (Dage), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da coordenação de conselhos escolares. Segundo o assessor Luiz Carlos Albuquerque, esta é a sexta divisão que participa do seminário, que reúne presidente, tesoureiro e presidente da comissão fiscal de cada conselho e discute quatro temas fundamentais.

“O encontro é para discutirmos temas que podem ser trabalhados pelo conselho escolar como cidadania, aproveitamento significativo do tempo pedagógico, direitos humanos e desenvolvimento da igualdade social. Além de como o Conselho Escolar pode trabalhar com sua comunidade essas questões”, comentou Albuquerque.

Os conselhos são órgãos colegiados que debatem, acompanham e deliberam sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras das escolas. São formados por representantes da comunidade escolar e local. Podem participar representantes de pais, alunos, professores, demais funcionários da escola, membros da comunidade local e o diretor da unidade escolar.

Por conta da presença de diversos comunitários de escolas rurais e ribeirinhas, o deslocamento é mais complicado. No entanto, o gerente administrativo da DDZ, Mário Nunes, apontou que a participação de todos é vital. “É um pouco difícil trazer todos esses membros, mas a gente faz esforço porque entendemos a importância desse momento e dessas discussões, que vão refletir mais na frente com um conselho escolar atuante”, pontuou.

Para o gestor da escola municipal Manoel Adriano, Raimundo Fernandes, que participa há dois anos destes encontros, a atividade permite um intercâmbio importante entre as unidades de ensino e os conselhos escolares. “Contribui muito esse intercâmbio entre o conselho e a Semed, contribui como estímulo, traz novos conhecimentos e nos fortalece por ajudar a ser mais atuantes dentro da comunidade. Esta é um tipo de atividade que deve ser contínuo”.

A próxima DDZ a participar do Seminário será a Oeste, no dia 23/7. O encontro acontecerá na escola municipal Desembargador Cândido Honório, no bairro Alvorada, na zona Oeste.

Texto – Alexandre Abreu / Semed

Foto – Cleomir Santos / Semed