24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura de Manaus recupera redes de drenagem profunda na Cidade Nova

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou nesta quarta-feira, 26/5, obras de drenagem profunda em vias localizadas nos conjuntos Renato Souza Pinto, Oswaldo Frota, Campo Dourado e Baixada Fluminense, localizados no bairro Cidade Nova, zona Norte da capital. Ao todo, mais de 60 metros de novas tubulações em concreto estão sendo instaladas.

O serviço vai amenizar os alagamentos em dias de fortes chuvas. As equipes da Seminf iniciaram os trabalhos pela rua 20, no conjunto Oswaldo Frota, onde aproximadamente 10 metros de nova tubulação estão sendo substituídos, uma vez que a antiga rede foi danificada pela ação do tempo e oferecia um risco de desabamento de parte da via.

Já na rua Castanha, na Baixada Fluminense, as equipes de obras trabalham na manutenção com 20 metros de drenagem; e, simultaneamente na rua São Paulo, conjunto Boas Novas, mais 10 metros de drenagem serão substituídos.

De acordo com o engenheiro Érico Braga, responsável pelo distrito de obras da área, os trabalhos têm a finalidade de recuperar as drenagens que realizam o escoamento adequado das águas das chuvas evitando alagamentos, o que era uma situação comum na área. “São obras preventivas e corretivas para evitar acidentes, seguindo a determinação do prefeito David Almeida e do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta”, disse.

O engenheiro explicou que algumas estruturas acabam sendo rompidas por serem muito antigas e não comportarem mais o grande fluxo de águas. “Estamos fazendo a substituição por novas e bem mais modernas, com a capacidade de comportar mais águas e resolver definitivamente os problemas nessas áreas, prevenindo inclusive acidentes e oferecendo melhores condições de trafegabilidade à população” afirmou.

As equipes do distrito, além das drenagens profundas e superficiais, realizam a instalação de meio-fio e sarjeta e obras de tapa-buraco, pavimentação asfáltica entre outros serviços básicos necessários para melhorar a infraestrutura das comunidades.

Texto – Valesca Martins / Seminf

Foto – Márcio Melo / Seminf

spot_img