Amazonas Notícias

Prefeitura de Manaus se prepara para webinário internacional e público pode se inscrever

As ações estratégicas para desenvolver um amplo plano de regeneração urbana para o centro histórico da capital é o tema da apresentação da Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), que fará parte do webinário “Estratégias de reabilitação para centros históricos: estudos de caso de Nápoles, Manaus e Cienfuegos”, organizado pelo Programa Internacional de Cooperação Urbana e Regional América Latina (Iurc-LAC).

O evento acontece no dia 24 deste mês, às 11h (horário Manaus), com duração prevista de 1h15. O programa oferecerá tradução simultânea em inglês, espanhol e português, e o público interessado pode fazer sua inscrição neste link, gratuitamente.

Além de Manaus, que representa o Brasil, outras duas cidades terão apresentações durante o webinar: Nápoles, na Itália, que vai tratar do “Papel das parcerias público-privadas nas estratégias de regeneração”; e Cienfuegos, em Cuba, falando de “Patrimônio e sustentabilidade para revitalizar e preservar centros históricos”.

Haverá ainda espaço para discussão, relações internacionais e informações sobre a agenda urbana e capacidades construídas das cidades.

O trabalho de Manaus será apresentado pelo arquiteto e urbanista Leonardo Normando, coordenador de programa no Implurb; o case italiano terá como ministrante o gerente de projetos Nicola Masella; e a consultora em Cidade e Território (Idom), Rocío González, vai tratar das intervenções para Cienfuegos (Cuba). O evento terá como moderadora a gerente no Brasil para Iurc América Latina, Heloisa Barbeiro.

Reabilitação

Manaus e Nápoles assinaram, em 2021, um termo de cooperação internacional oficializando os trabalhos para acelerar o desenvolvimento urbano em governos com objetivos semelhantes.

As duas cidades-metrópoles tem o webinário conjunto para compartilhar experiências urbanas, arquitetônicas e de patrimônio, com diferentes estratégias e ações voltadas para a preservação dos territórios.

A cooperação internacional tem etapas que envolvem reuniões bilaterais, acordos, missões, troca de informações, expertise compartilhada, webinários e eventos internacionais. As fases incluem missões em ambas as regiões, com visitas técnicas, eventos de networking, ações com especialistas e elaboração de planos de ação regionais e urbanos para as duas participantes.

Financiadas pela União Europeia, as atividades do Iurc dão suporte para se buscar atingir objetivos políticos tanto a nível local, quanto relacionados a importantes acordos internacionais sobre desenvolvimento urbano e mudanças climáticas, como a Agenda Urbana, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris.

Termo de Cooperação

A participação de Manaus é fruto da articulação do Implurb junto à União Europeia. De Nápoles, participam dos trabalhos o gerente de projetos urbanos Nicola Barbato; a arquiteta Francesca Pignataro; a gerente no Brasil para o IURC; Heloisa Barbeiro, e a líder de cidades Tricia Hackett.

Da capital amazonense, os participantes são o diretor-presidente da autarquia, engenheiro Carlos Valente; o vice-presidente, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade; o diretor de Planejamento Urbano (DPLA), arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro; o coordenador de projetos, arquiteto Leonardo Normando, e as arquitetas Rejane Gaston e Eloisa Serrão.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Foto – Divulgação / Implurb

Relacioandos