Amazonas Notícias

Prefeitura de Manaus, Unicef e Sociedade Civil discutem resultados e novas metas da #AgendaCidadeUnicef 

Prefeitura de Manaus, Unicef e Sociedade Civil discutem resultados e novas metas da #AgendaCidadeUnicef 

Dando continuidade às atividades da #AgendaCidadeUnicef na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste, realizaram, nesta quinta-feira, 6/7, uma reunião ampliada para a apresentação e discussão das metas, atividades e resultados atingidos pela iniciativa ao longo do último ano. 

O objetivo foi de debater novas ações e serviços a serem desenvolvidos por meio do Plano de Trabalho da agenda. O encontro foi realizado no auditório do Palacete Provincial, no Centro Histórico de Manaus. 


“Devido a uma série de indicadores presentes no bairro Colônia Antônio Aleixo, a região é prioridade absoluta para todos nós. O levantamento de dados e as discussões realizadas hoje são essenciais para que as questões econômicas, socioassistenciais, de segurança alimentar e nutricional, de educação e de empregabilidade das crianças e adolescentes do bairro sejam devidamente trabalhadas e tenham ao menos parte de suas maiores demandas sanadas”, explicou a coordenadora do Comitê da #AgendaCidadeUnicef – Manaus, Graça Prola, também titular da Subsecretaria de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos da Semasc. 

Resultado de discussões preliminares realizadas ao longo das ações pontuais realizadas pela iniciativa desde o ano passado, a reunião ainda discutiu de forma detalhada os planos e os protocolos necessários para a criação e implementação de um subcomitê regional composto por representantes das instituições sociais atuantes no bairro, como escolas, igrejas, líderes comunitários e moradores, para o desenvolvimento eficaz das novas ações pretendidas pelo projeto. 

De acordo com o oficial de Educação do Unicef, Matheus Rangel, a ideia é promover a participação direta dos moradores da região na formulação e execução de ações voltadas para o bem-estar social da própria comunidade, trabalhando ainda o seu empoderamento social e a participação democrática da comunidade ao longo do processo.

“Através do subcomitê, queremos empoderar os próprios adolescentes que vivem no bairro Colônia Antônio Aleixo, os movimentos sociais da região, Organizações da Sociedade Civil e até mesmo os serviços públicos que já atuam na região para que possamos contar com mais força para as ações e, principalmente, para os atores que fazem parte do cotidiano dessa comunidade”, afirmou. 

Parte do projeto musical instrumental Uirapuru Cajon, que busca combater o abandono escolar no bairro através de aulas de música e outras oficinas, e que também participou da reunião, o representante, João César Gomes destacou a importância da continuidade e do ampliamento das ações sociais da agenda para as crianças e adolescentes da área. 

“Como morador da Colônia Antônio Aleixo, é impossível não perceber as dificuldades sociais que o bairro enfrenta desde que eu me entendo por gente. Nossos jovens estão abandonando a escola, entrando no mundo do crime, muitos se envolvendo com drogas e seguindo por caminhos que não deveriam ser seguidos, então eu vejo essa parceria como algo maravilhoso e necessário para todos. Tudo o que queremos é que nossas crianças tenham uma vida tranquila e saudável, e quanto mais gente dando esse apoio, melhor”, concluiu. 

Sobre a #AgendaCidadeUnicef

A #AgendaCidadeUnicef é uma iniciativa do Unicef, em parceria com prefeituras municipais de oito grandes centros urbanos brasileiros, para promover direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida.

Desde o ano passado, a #AgendaCidadeUnicef vem desenvolvendo caminhos para a garantia de direitos e oportunidades para crianças e adolescentes por meio de estratégias integradas que ajudam a reduzir e prevenir violências no seu dia a dia, integrando metodologias de diferentes áreas (Educação, Saúde, Proteção, Inclusão Socioprodutiva) e promovendo a mobilização social e o monitoramento de indicadores relacionados à área da infância e da adolescência.

Em Manaus, a parceria tem como foco de atuação o bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste, que, de acordo com dados coletados pela gestão municipal, abriga mais de 80% das crianças em situação de trabalho infantil da capital amazonense.

— — —

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Fotos – João Viana / Semcom 

Relacioandos