27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura de Manaus vai construir um novo Horto Municipal e trabalha no inventário da arborização da cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Sustentabilidade (Semmas), deve intensificar este ano a produção de mudas destinadas ao plantio e à distribuição à população com a construção do novo Horto Municipal de Manaus, que funcionará na segunda etapa do Parque Lagoa do Japiim.

O anúncio foi feito neste sábado, pela secretária da Semmas, Kátia Schweickardt, durante a ação de manejo da arborização realizada no início da manhã, na Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro.

Segundo Kátia, a criação do novo Horto Municipal, com estrutura moderna e integrada com as ações da comunidade, vai ser decisiva para que a Prefeitura de Manaus dê um salto no projeto de tornar a cidade mais verde.

A secretária adiantou também que este ano vão ser intensificadas as atividades de mapeamento da arborização da cidade, iniciadas no ano passado, que permitirão saber qual o volume da arborização da cidade, a partir do trabalho de inventário em andamento.

O manejo a ser realizado na manhã deste sábado previa a poda de 11 árvores situadas no lado direito da via, mas teve que ser interrompido por conta da forte chuva registrada no Centro.

A ação que ocorreria ainda na Avenida Boulevard Álvaro Maia, com 39 árvores, também foi adiada para o próximo sábado, dia 31. No domingo, 1° de fevereiro, o manejo vai ser feito nas árvores da Avenida Getúlio Vargas, também no Centro.

As ações ocorrem de forma conjunta, sempre nos finais de semana, para evitar transtornos nas vias e a população pode ajudar no trabalho, evitando furtos ou quebra das árvores plantadas, sempre com o padrão estabelecido no Plano Diretor de Arborização Urbana de Manaus.

O trabalho de manejo da arborização urbana é feito de forma conjunta pela Semmas, Semulsp e Amazonas Energia. No ano passado, foram realizados 4.394 procedimentos de manutenção e monitoramento de árvores na cidade, com destaque para o Centro Histórico, que vai passar por ações de revitalização urbanística já no primeiro semestre deste ano.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui