As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Prefeitura de Parintins apóia AmazonasTur em palestras na Valéria e Zé Açu

Gov Agricultura

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), concluiu palestras de sensibilização turística nas regiões da serra da Valéria e lago do Zé Açu. Com o tema “A importância do turismo como alternativa econômica sustentável”, as ações aconteceram nos dias 12 e 13 de agosto, com apoio da Prefeitura de Parintins.

Na Valéria, a palestra ocorreu no dia 12 na comunidade Santa Rita, com participação de moradores de São Paulo, Betel e Bete Semes. Já no dia 13, o diálogo reuniu comunitários em Bom Socorro do Zé Açu. As duas regiões são consideradas potenciais para se desenvolver turismo de base comunitária. As palestras foram ministradas pelo assessor técnico da AmazonasTur, Francisco Girão.

O professor de geografia da Universidade Federal do Amazonas (UEA), João D’anuzio acompanhou as ações desenvolvidas pela AmazonasTur, com apoio operacional da Sectur. A intenção da empresa estadual de turismo é estimular o desenvolvimento do turismo de base comunitária e montar um roteiro turístico para as duas regiões, assim como foi feito pela AmazonasTur no baixo Rio Negro.

Na manhã de sexta-feira, o assessor técnico da AmazonasTur realizou a palestra no Centro do Idoso Pastor Lessa,com setores ligados ao turismo. “O turismo é uma atividade econômica alternativa. Se apropria das produções culturais e naturais para gerar fluxo de pessoas nos territórios. Esses territórios precisam estar organizados e devem sair dos atrativos ou potenciais para se tornarem produtos turísticos”, afirmou o palestrante.

Francisco Girão destacou que Parintins tem um potencial grandioso para pesca esportiva, por exemplo, trilhas, observações de pássaros, orquídeas, ecoturismo em unidades de conservação, turismo rural na agricultura familiar, entre outros atrativos. “Percebemos a vocação dessas comunidades e de acordo com o trabalho desenvolvido participativo saberemos transformar essas potencialidades em produtos consolidados futuramente”, avalia.

As comunidades da serra da Valéria recebem visitação turística anualmente do início ao fim da temporada de navios de cruzeiros na Amazônia, enquanto o lago do Zé Açu é próximo a cidade de Parintins, cerca de meia hora de lancha, e tem despertado o interesse de turistas por contas das belezas naturais. O trabalho da AmazonasTur e Sectur visa capacitar e orientar o desenvolvimento do turismo de base no sentido de ordenar.

você pode gostar também