Amazonas Notícias

Prefeitura divulga mapa urbano de Manaus a partir de dados do Censo IBGE 2022

Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), concluiu, nesta quarta-feira, 8/5, os dados de levantamento de dez mapas por zonas da cidade, com divisão ainda da área urbana e dos setores censitários da capital.

Com os dados mapeados pela Gerência de Informação de Geoprocessamento (GIG), a zona mais populosa de Manaus é a Norte, com 650.075 pessoas, seguida da zona Leste, com 494.319 habitantes.

O trabalho é fruto da parceria entre o Implurb e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciado em março deste ano, após entrega de dados do IBGE, e cujo resultado é disponibilizado agora, após a conclusão das análises pelo Implurb com os dados do total de pessoas e domicílios investigados.

Os bairros mais populosos da capital por zona são o Jorge Teixeira, na Leste, com 133.448 moradores; Cidade Nova (124.935), na Norte; Compensa, na zona Oeste, com 73.111; Alvorada, na Centro-Oeste, com 61.696; na zona Sul, é o Japiim, com 55.652 moradores; e na zona Centro-Sul, Flores é o bairro mais populoso, com 40.588. A área urbana tem 2.042.21 habitantes, enquanto na zona rural há 1.465 pessoas, e na de transição, 2.614.

Segundo os dados apresentados, Manaus tem 738.012 domicílios; 3.210 Setores Censitários; um Distrito e nove Subdistritos. O trabalho do Implurb resultou na produção de dez mapas temáticos, incluindo os das seis zonas.

“Os dados vêm se somar a uma complexa operação do IBGE, realizada dentro do país. Os documentos vão auxiliar a prefeitura a tomar medidas mais assertivas dentro de um planejamento urbano, que visa o gerenciamento de informações, criando melhores diretrizes urbanísticas. O principal objetivo dentro de uma base territorial é organizar o conjunto de informações já referenciadas sobre todas as estruturas territoriais brasileiras. Geramos mapas dentro do arquivo, que são os mapas censitários, um projeto final com população por bairro e zonas, a divisão de áreas urbanas da cidade de Manaus. E tudo será usado para ter precisão de dados visando o crescimento da cidade”, explicou o gerente de Informação de Geoprocessamento (GIG), Luiz Augusto.

Dados

A Prefeitura de Manaus recebeu os resultados do “Censo Demográfico 2022: Agregados por Setores Censitários preliminares – População e Domicílios”, do IBGE, que foram divulgados em março.

Para o coordenador de base territorial da superintendência do Amazonas, Jessé Nogueira Miranda, essa publicação vai somar bastante para a sociedade. “Essa parceria engrandece tanto o trabalho do IBGE quanto o da prefeitura. Agradecemos também pelo pronto atendimento da gestão municipal. Ficamos satisfeitos de contribuir para o conhecimento da nossa realidade e o exercício da cidadania, que é a missão do IBGE”, comentou.

Setores

Os Setores Censitários são as unidades territoriais de coleta do Censo Demográfico. Com a divulgação preliminar, os resultados estarão disponíveis para os recortes político-administrativos de Distritos e Subdistritos, além de permitir explorações com maior detalhamento espacial. Nos próximos meses, o IBGE prosseguirá com os processos de apuração de resultados e de aperfeiçoamento da malha de Setores Censitários, para que os agregados por Setores Censitários definitivos sejam divulgados.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Valdo Leão/ Semcom

Em anexo

IMPLURB – Instituto Municipal de Planejamento Urbano

Assessora Responsável:  Claudia do Valle – (92) 98401-1299

E-mail: [email protected] / [email protected]

 
— — —
Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)(92) 3625-6921 / 3625-6844Prefeitura de Manaus

Relacioandos