24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Prefeitura e Amazonastur incluem ruas tradicionais dos bumbás no roteiro turístico de parintins

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), e Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) trabalham no resgate das cores da tradição dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso. O encontro, ocorrido no dia 15 de abril, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), teve a participação da representante da Associação Cultural Lindolfo Monteverde, Cleumara Monteverde.

O tradicional Curral da Baixa de São José, onde nasceu o Boi-Bumbá Garantido, será ponto de cultura no roteiro turístico da cidade durante o Festival Folclórico de Parintins. Pelo lado do Boi Garantido, fachadas de residências da Rua Lindolfo Monteverde receberão pintura com a cor vermelha.

No final de semana, Zezinho Faria visitou Regina Fernandes, moradora da Rua Sá Peixoto, reduto tradicional do Caprichoso conhecido como Esconde, no qual casas receberão pintura das fachadas com a cor azul. O secretário a convidou para ser contadora de história do Caprichoso dentro do roteiro turístico.

A Coordenadora Municipal de Turismo, Sandra Vasconcelos, fez levantamento de residências na Rua Cordovil para pintura de azul. A próxima ação da Sectur é definir o espaço para ponto de cultura do Caprichoso.

A implantação do projeto “Resgatando as Cores da Tradição” foi discutida, em reunião do secretário da Sectur, Zezinho Faria, da Coordenadora Municipal de Turismo, Sandra Vasconcelos, com os técnicos da Amazonastur, Francisco Girão, Luciana Vieira e Cristina Vasconcelos.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui