29.3 C
Manaus
quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Prefeitura e instituições parceiras alinham pré-abertura do desfile das escolas de samba do Carnaval de Manaus 2024

Como parte das ações de sensibilização relacionadas a temas de relevância social para toda a população manauara durante o Carnaval, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), reuniu-se, nesta terça-feira, 9/1, com a Liga Independente de Escolas de Samba do Amazonas (Liesa-AM), secretarias do estado e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para alinhar a pré-abertura do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus, que ocorrerá no dia 3/2.

Realizado tradicionalmente desde 2017, quando o primeiro “Bloco da Saúde” foi promovido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), o desfile de pré-abertura hoje reúne diversas instituições do poder público e da sociedade civil amazonense com o mesmo objetivo de aproximar ainda mais suas diferentes políticas da população. Por meio da Semasc, a gestão municipal participará do evento levando novamente a “Campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infantojuvenil nas Ruas de Manaus”.

“É uma festa popular, um momento em que milhares de famílias estarão reunidas num mesmo local assistindo aos desfiles, então entendemos que é uma oportunidade perfeita para falarmos de forma mais próxima com a população quanto à importância de se proteger nossas crianças e adolescentes de uma prática ainda tão comum em nossa cidade”, explicou a chefe da Divisão de Média Complexidade do Departamento de Proteção Social Especial da Semasc, Márcia Helena Braga.

De acordo com o presidente da Liesa-AM, Roberto Simonetti Filho, a pré-abertura tem um papel social muito importante para o município, pois é uma iniciativa que utiliza o engajamento popular do Carnaval para garantir que informações e conhecimentos fundamentais consigam chegar ao grande público durante a festa.

“É uma campanha que a Liesa-AM orgulhosamente abraça, junto da Prefeitura de Manaus e do governo do Amazonas, por conta de todo o seu cunho informativo e que realizamos anualmente com o maior prazer”, afirmou o presidente.

Gerente do Núcleo de Educação e Saúde da FVS-RCP, Amanda Andion também destacou a iniciativa como sendo fundamental para a massificação de muitas informações normalmente vistas como sendo de cunho mais técnico pelo grande público.

“Este ano estaremos trabalhando novamente o período sazonal de doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, prevenção de acidentes no trânsito e também de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ou seja, tópicos de extrema relevância para a população neste período do ano. Dessa forma, trabalhando de maneira conjunta, conseguimos atingir um número ainda maior de pessoas em praticamente todas as zonas da cidade, o que torna esta uma oportunidade que não deve ser subestimada”, concluiu. 

— — —

Texto – Guilherme Pacheco / Semasc

Fotos – Diego Lima / Semasc

spot_img