Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Prefeitura e UGPE Prosamim vão firmar novo termo de cooperação técnica

Um futuro termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), do governo do Estado, foi a pauta principal da reunião entre o coordenador-executivo da UGPE, engenheiro Marcellus Campêlo, e o diretor-presidente do instituto, engenheiro Carlos Valente, nesta terça-feira, 18/5.

O convênio vai permitir uma melhor formatação e execução de programas e novos produtos da UGPE Prosamim, para desenvolvimento interinstitucional entre governo e prefeitura, com equipe técnica do Implurb, melhorando respostas e otimizando capacidade operacional entre órgãos.

Cooperação

O Estado realiza prospecção e ações para um novo trabalho, nos moldes do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), na zona Leste, e o Implurb sinalizou estar aberto a um convênio de cooperação técnica com a UGPE para discutir, passo a passo, os encaminhamentos e soluções urbanas, de forma preventiva.

“O objetivo é que quando o empreendimento estiver pronto para ser entregue, se possível já possa ser inaugurado com o Habite-se, com todos os espaços urbanos recebidos, conhecidos, homologados, com os seus registros definidos, para que não reste nenhum passivo. São pontos importantes para avançarmos no caminho da construção de uma Manaus melhor”, observou Carlos Valente.

Para o presidente da autarquia, o alinhamento institucional deve ser sempre buscado, porque otimiza a aplicação de recursos e amplia os benefícios a um maior número de moradores da cidade. “O termo de cooperação para projetos vai permitir uma construção a quatro mãos, somando esforços e equipes técnicas”, salientou.

Para o coordenador da UGPE, a reunião de alinhamento serviu ainda como um boas-vindas ao novo grupo de gestão do Implurb, que sempre foi parceiro do programa, do governo e da unidade gestora.

“Temos alegria em receber a nova equipe, tendo à frente o engenheiro Carlos Valente. Vamos atuar para montar um grupo de trabalho com o foco em alternativas e soluções para as demandas de regularização urbana do Prosamim, seja para áreas urbanas ou apartamentos dos parques habitacionais. Discutimos ainda o novo programa, que será executado na zona Leste”, informou Campêlo.

O alinhamento e a parceria entre as instituições já fazem parte de um termo de cooperação técnica firmado para o fortalecimento institucional de parques e praças do Prosamim, para futura operacionalização pela Prefeitura de Manaus. Esse termo tem vencimento em dezembro de 2021 e também será intensificado nas tratativas institucionais e no grupo de trabalho.

Também participaram do encontro o vice-presidente do Implurb, o arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, a diretora de Operações (Diop), a arquiteta e urbanista Jeane Mota, e a equipe da UGPE.

Atuação

A UGPE é o órgão que realiza a captação de recursos, executa, fiscaliza e acompanha as obras do Prosamim, que vem realizando obras de saneamento básico nos bairros das zonas Sul e Oeste da capital, que incluem o Centro, Aparecida, São Raimundo, Santo Antônio, Glória e Presidente Vargas.

Uma série de reformas nos parques urbanos do Prosamim está em curso desde 2019, com o objetivo de devolver importantes espaços públicos à população da capital, revitalizando áreas degradadas ao longo de anos.

O Prosamim tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Atualmente, o programa está executando obras de infraestrutura, que incluem intervenções de mobilidade urbana, saneamento básico e um novo parque urbano do Prosamim, no leito do igarapé Mestre Chico.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Foto – Tiago Corrêa/ UGPE Prosamim

-publicidade-