27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura entrega kits para catadores que vão participar da coleta seletiva no Live Site

Seguindo o mesmo esquema desenvolvido durante a Copa do Mundo de 2014, os catadores também estarão inseridos nos preparativos olímpicos e receberam, nesta segunda-feira, 1° de agosto, apoio logístico e equipamentos de trabalho para prestar os serviços à prefeitura.

A medida atende as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que busca incentivar a inclusão socioprodutiva dessa categoria.

Além de reforçar os trabalhos de limpeza da cidade para a realização do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos 2016, o intuito é incentivar a coleta seletiva nos locais de maior movimentação de turistas e frequentadores dos eventos oficiais.

Colaborar com a manutenção da limpeza é uma ação positiva ao meio ambiente e gera lucro a grupos de catadores de recicláveis, pois eles receberão diárias por dias trabalhados.

A entrega dos kits aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). Segundo o subsecretário de Gestão da Semulsp, Eisenhower Campos, o material contém equipamentos de proteção e uniformes para identificação dos trabalhadores. “Devidamente uniformizados e com luvas os catadores vai ter segurança de manusear o lixo produzido no evento”

Os catadores destacados para esta atividade são ligados ao Comitê Regional do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e grupos independentes, como a Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa). Raul Lima, representante da Arpa, explica que a associação garante o comprometimento com o meio ambiente. “Precisamos preservar o meio ambiente, principalmente por estamos na Amazônia.”

A expectativa é que o desempenho da coleta seletiva no Live Site, espaço montado na Ponta Negra para transmissão dos jogos, seja igual ou superior ao volume recuperado nos dias de Fifa Fan Fest, durante a Copa do Mundo, quando foram coletadas 13 toneladas de resíduos, com média diária de 543,68 Kg.

Todas as latinhas de alumínio, copos e outros produtos plásticos, papelão, papel e garrafas PET descartados pela população durante o funcionamento do Live Site, serão transformados em lucro. São 30 catadores, que estarão no local nos dias de festa para evitar que esses resíduos sejam desperdiçados como lixo comum.

Dentre os materiais recicláveis recolhidos durante a Fifa Fan Fest de 2014, os catadores registraram presença predominante do PET, com participação de 31,34% no volume total coletado. Os metais e papelão tiveram percentual de 29,90 e 23,41, respectivamente.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui