25.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Prefeitura entrega penúltimo trecho da ‘Nova Eduardo Ribeiro’

Inaugurada no final do século XIX – tempos áureos da borracha – a avenida Eduardo Ribeiro já se tornou um dos maiores cartões-postais do Centro Histórico de Manaus.

Nesta sexta-feira, 1º de julho, a prefeitura entregou o penúltimo trecho de requalificação da obra, que compreende a rua Saldanha Marinho até a avenida Sete de Setembro.

Colecionadores de carros antigos também fizeram questão de participar da reinauguração e lembrar o tempo em que esses veículos trafegavam pela avenida.

Por muitos anos essa história ficou encoberta entre camadas de asfalto, mas hoje está sendo devolvida aos amazonenses com a requalificação do Centro Histórico, que abrange outras restaurações, em um ato de representação cultural, turística e urbanística para a cidade.

Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, lembrando a trajetória do povo amazonense, destacou que estão trabalhando muito e com dificuldades, mas com amor e convicção de que crise econômica se enfrenta com trabalho e coragem. “Não vamos baixar a cabeça, porque acreditamos na nossa determinação de ter 346 anos de história ocidental.”

Na “Nova Eduardo Ribeiro”, os paralelepípedos que compunham o piso original voltaram a ocupar a pista, que também ganhou peças pré-moldadas de concreto (pavers) em sua pista de rolamento.

As calçadas ganharam pedras do tipo São Tomé, de alta durabilidade e resistência para a área de passeio, além de postes de iluminação do tipo Cajado de São José.

O aposentado e ex-jogador de futebol, Lauro Cirilo, passeava com a família pelo centro da cidade. Ele reviveu emocionado aquilo que seus antepassados lhes contavam, histórias por muitas vezes esquecidas. “Esse chão que nós estamos pisando hoje é o chão dos nossos bisavós, avós e nossos pais.”

As obras de revitalização da avenida Eduardo Ribeiro começaram no dia 5 de outubro do ano passado e foram divididas em etapas. O primeiro trecho contemplado envolvia a praça do Congresso, na rua Monsenhor Coutinho, até a rua 10 de Julho, sendo entregue no dia 18 de dezembro.

Depois, foi a vez do trecho entre a rua Dez de Julho até a 24 de Maio, reinaugurado no dia 5 de fevereiro e, em seguida, iniciou-se a requalificação da etapa entre as ruas 24 de Maio e Saldanha Marinho, entregue  no último dia 2 de maio.

Mesmo com o trecho entregue, os serviços de acabamento continuam e ainda vão ser revitalizadas as calçadas no trecho entre a avenida Sete de Setembro e o Porto de Manaus. O entroncamento da Sete de Setembro com a Eduardo Ribeiro também vai receber os devidos trabalhos para que a obra esteja completamente finalizada.

No cruzamento com a rua Dez de Julho está sendo delimitado o bloco testemunho, que vai permitir que os trilhos e os paralelepípedos, na configuração que estavam, fiquem expostos e protegidos, como forma de preservar a história. Os serviços de restauro já foram concluídos. O próximo passo é a instalação do guarda-corpo.

A expectativa da prefeitura é que no final de agosto, antes do período de compras natalinas, toda a revitalização seja concluída, chegando até o Porto de Manaus.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui