24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Prefeitura entrega segunda academia ao ar livre na zona Rural

A comunidade Nova Canaã, localizada no quilômetro 41 da BR 174, que liga Manaus a Boa Vista (RR), recebeu neste sábado, 20/5, uma academia híbrida. A estrutura, construída pela Prefeitura de Manaus, é oriunda de emenda parlamentar do vereador Plínio Valério (PSDB) e conta com sete equipamentos para a prática de exercícios físicos.

Com esta, sobe para 39 o total de academias ao ar livre entregues pela Prefeitura de Manaus, sendo a deste sábado, a segunda na zona Rural e a quarta entregue para a população em uma semana.

“As emendas parlamentares foram instituídas pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, uma decisão de governo para que os parlamentares pudessem dispor desses valores para obras como essas. É uma alegria muito grande para a Prefeitura de Manaus ver a felicidade da comunidade que ganha qualidade de vida e poderá se exercitar aqui todos os dias”, afirmou o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Mário Barros.

“Somente no ano passado a cidade ganhou mais de 40 novos espaços destinados ao esporte e lazer. Praças, parques e academias hoje são realidade de uma gestão comprometida com o bem-estar da população”, completou o subsecretário de Obras Públicas da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Madson Rodrigues.

Para o autor da emenda parlamentar, o sentimento agora é de satisfação. “Em conversa com o prefeito Arthur, expliquei o quanto gostaria de trazer para essa comunidade da zona Rural mais uma obra da Prefeitura de Manaus. Essa estrutura era uma necessidade aqui e agora eles (os moradores da comunidade) poderão realizar suas atividades físicas”, disse o vereador.

Raimunda Viana, 84, moradora da comunidade Nova Canaã, se mostrou feliz com a academia. “Aqui muitas pessoas têm problemas de saúde como eu. Tenho problema no joelho e essa obra é muito bacana porque vai ajudar a gente. Vou à academia fazer minhas atividades, porque eu preciso mesmo”, disse Raimunda.

A obra e sua estrutura

A academia híbrida é uma linha de equipamentos para academias ao ar livre que possibilita sua utilização, ao mesmo tempo, por pessoas com e sem deficiência. Isso é possível porque os equipamentos contam com assento rebatível, rampa de acesso e placa em braile e com fonte ampliada.

A rampa permite a acomodação da cadeira de rodas e, ao mesmo tempo, acomoda os pés do usuário que não têm deficiência. O assento é automaticamente rebatido, tornando possível que o frequentador cadeirante realize seus exercícios exatamente na mesma posição em que o usuário não cadeirante permanece ao se posicionar sobre o assento.

A placa em braile fornece informações ao usuário com deficiência visual a respeito do funcionamento da máquina e a fonte ampliada permite que pessoas com visão mais limitada, como idosos, possam ter, também, acesso às informações.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui