24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura executa ações do diagnóstico de infestação do Aedes aegypti em Manaus

As ações do 1º Diagnóstico sobre Infestação do Aedes aegypti do ano de 2021, iniciado na segunda-feira, 14/6, já foram concluídas em dez bairros de Manaus. As equipes de agentes de endemias e agentes comunitários de saúde atuaram nos bairros São Raimundo, Glória, Santo Antônio, Vila da Prata e São Jorge, na zona Oeste; Flores e Parque 10, na zona Centro-Sul; Mauazinho e Colônia Antônio Aleixo, zona Leste; e Cidade de Deus, zona Norte. O trabalho é coordenado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e tem como meta vistoriar 25.711 imóveis, selecionados por amostragem, nos 63 bairros da cidade.

De acordo com o chefe do Núcleo de Controle da Dengue, Alciles Comape, o diagnóstico é uma estratégia de trabalho para o controle do Aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue, zika e chikungunya, na qual são realizadas visitas domiciliares para identificar e coletar as formas imaturas (larvas) do mosquito, além de tratamento ou eliminação dos potenciais criadouros.

“Após a execução do diagnóstico, a Semsa terá um retrato mais exato sobre a infestação do mosquito em cada bairro. E, junto com o número de notificações, será elaborado um mapa de vulnerabilidade, o que vai permitir desencadear e priorizar ações de controle do mosquito nas áreas de maior risco”, destacou Alciles Comape.

A execução do diagnóstico de infestação do Aedes seguirá até o dia 28 de junho, com uma programação diária nas quatro zonas urbanas de Manaus. A ação também já foi iniciada nos bairros Puraquequara e Distrito Industrial, zona Leste; Compensa e Dom Pedro, zona Oeste; e Novo Aleixo, zona Norte.

Para quarta-feira, 16/6, haverá início da programação nos bairros Cidade Nova, zona Norte; Alvorada e Nova Esperança, zona Oeste; Aleixo, zona Sul; e Coroado, zona Leste.

Em ação realizada nesta terça-feira, 15/6, no bairro Compensa, zona Oeste, o chefe do setor de Controle de Endemias do Distrito de Saúde Oeste, Rubens Souza, destacou a importância do envolvimento da população para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, já que 90% desses criadouros podem ser encontrados dentro dos imóveis.

“O mosquito precisa desses criadouros para se proliferar, o que pode incluir vasos de planta, pneus e os depósitos de água e comida para animais domésticos, que acumulam água e favorecem a reprodução do Aedes. Então, a população precisa ficar atenta e vistoriar o próprio imóvel e eliminar o maior número possível de criadouros, reduzindo o risco de doenças”, afirmou Rubens Souza.

Durante a ação, os profissionais da Semsa também estão realizando um trabalho de Educação em Saúde, orientando os moradores sobre como identificar os sinais e sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes e sobre como eliminar os focos de reprodução do mosquito.

Para a professora Rosângela Costa, moradora do bairro Compensa que recebeu uma equipe de agentes de endemias nesta terça-feira, 15/6, o trabalho de vigilância dos moradores deve ser constante para evitar água acumulada em depósitos nos domicílios. “Acho que a população precisa tomar consciência e se mobilizar mais para evitar trazer doença para dentro de casa. Eu sempre procuro manter o quintal limpo e, principalmente após uma chuva, vou derramando toda água para evitar os mosquitos”, afirmou a professora.

Casos

Entre janeiro e maio deste ano, o município de Manaus notificou 3.813 casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, representando um aumento de 215% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 1.210 casos.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Marcely Gomes / Semcom

spot_img