Take a fresh look at your lifestyle.

Prefeitura faz “live” para divulgar estratégia para vacinação de idosos e deixa população confusa

-publicidade-

No início da tarde desta quarta-feira (27), a prefeitura de Manaus, por meio de “live” no Facebook anunciou a estratégia para vacinação dos idosos a partir dos 70 anos. Mas, o que toda a população esperava saber, não foi informado como por exemplo: a data do início da vacinação; onde os idosos vão fazer o cadastro para receber o imunizante; e os pontos fixos para o público prioritário tomar a vacina.

Na transmissão ao vivo, a Diretora de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Prefeitura de Manaus, Marinélia Ferreira, só anunciou os locais onde vão ocorrer as vacinações no sistema Drive thtu (Zona Norte – pátio do Detran; Zona Sul – UNIP; Zona Oeste – sambódromo; Zona leste – Sesi e Shopping T4 – zonas Norte e Leste. Porém não foi definida a data de início do trabalho. Já os pontos fixos não foram divulgados.

Sem data de início da vacinação e o site para cadastramento dos idosos, a “live” deixou a população com muitas dúvidas.

Marinélia Ferreira disse durante o pronunciamento, que, em breve, essas informações serão repassadas.

PLANO MUNICIPAL DE VACINAÇÃO DOS IDOSOS PRIMEIRA FASE – SEGUNDA ETAPA

INTRODUÇÃO:

O município de Manaus deu inicio da vacinação contra a COVID 19 em 19 de janeiro, iniciando pelo grupo prioritário de trabalhadores da saúde em estabelecimentos de saúde da Atenção Primário (Unidades de Atendimento exclusivo à casos suspeitos de coronavíru)s, seguida das unidades de média e alta complexidade.

Vale ressaltar que a vacinação dos trabalhadores da saúde está submetida conforme a determinação da Resolução CIB nº 04/2021, respeitando os níveis de prioridades dentro dos critérios de prioridades dos setores e serviços.

No dia 26 de janeiro deu início à vacinação dos idosos residentes em instituições de longa permanência, começando pela Fundação Dr. Thomaz. Segundo o segundo Informe técnico do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVD 19, de 23 de janeiro de 2021, os óbitos são mais frequentes na faixa etária de 70 a 79 anos correspondem a 24, 9%, seguido de 80 a 89 anos, correspondendo 15,6%.

Considerando que do ano de 2020 até a segunda semana epidemiológica de 2021 foram notificados 24.327 casos Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG hospitalizado no Estado do Amazonas, dos quais 70,5% (n= 17.161) foram confirmados para COVID 19.

Considerando o atual cenário do município a Secretaria Municipal de Saúde dará início a vacinação em modalidade Drive Thru, e Postos fixos durante três semanas consecutivas e, simultaneamente ofertará a vacina em domicílio para
acamados. Esta estratégia visa diminuir a aglomeração de pessoas nestas faixas etárias em locais destinados a esta etapa da campanha.

Essa etapa diz respeito as vacinas do laboratório Astra Zéneca, correspondendo 50.398 doses destinadas aos idosos, divididas da seguinte forma: 20.259 doses para pessoas de 80 e mais (100%), 18.637 para 75 a 79 anos (100%) e 11.502 para 70 a 74 anos (37%).

META:

Vacinar 90% da população de70 a 74 anos, 75 a 79 anos, 80 anos e mais.

OPERACIONALIZAÇÃO:

A vacinação se dará em modalidade Drive Thru nas três primeiras semanas, obedecendo ao seguinte critério: Primeira semana: pessoas de 80 anos e mais, segunda semana: 75 a 79 anos e terceira semana: 70 a 74 anos, respeitando os critérios clínicos estabelecidos na nota técnica nº 02/2021 – FVS.

ORGANIZAÇÃO DE VACINAÇÃO

1. Agendamento on-line de Idosos através do sistema SMV COVID 19;

2. Atualização e cadastramento de pessoas acamados no Disk Saúde, através do telefone 0800 280 8 280

3. Iniciar a vacinação de 48 a 72 horas após receber a vacina

ESTRATÉGIA DE VACINAÇÃO:

Para melhor organização e, com intenção de evitar aglomerações, sugerimos o esquema a seguir:

-publicidade-