27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura faz parceria com Associação Zagaia Amazônia e promove oficinas e consultorias para artesãos manauaras

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com a Associação Zagaia Amazônia, está promovendo cursos e consultorias para capacitação pessoal de artesanato, por meio do Edital “Manaus feita à mão”, a 40 artesãos cadastrados no Departamento de Economia Criativa e Solidária da Semtepi, com o objetivo de trazer ainda mais aprimoramento e conhecimento aos participantes.

O “Manaus feita à mão” proporciona aos participantes a importância de se ter um olhar para o mercado, apresentando as tendências e indicando como devem ser as criações de produtos para que eles possam atingir cada vez mais o seu público-alvo, incentivando a criatividade, inovação, e ao mesmo tempo a geração de renda, e a valorização de uma cultura ancestral. Além disso, o plano também já teve experiências internacionais como o Intergift (Madrid), o Maison et Objet (Paris) e o ICFF (New York).

O projeto possui duas etapas: a primeira é a valorização da cultura artesanal da região amazônica; a segunda é fazer com que a geração de renda dos participantes seja estabelecida no segmento do artesanato, facilitando o comércio nacional e internacional.

As consultorias e oficinas terão os seguintes temas: “Tendências Criativas para inovação do artesanato manauara, ‘Manaus feita à mão’”, com a inspiração de uma nova coleção para os participantes que já ocorreu na segunda edição da primeira etapa do projeto de forma presencial; “Aprimoramento dos produtos do artesanato manauara ‘Manaus feita à mão’”, incluindo aquisição de matéria-prima para os artesãos participantes (presencial); “Orientações de como exportar o artesanato” (remota) e “ Orientações de como identificar o mercado” (remota).

Zagaia

A Associação Zagaia Amazônia é uma atividade sem fins lucrativos, que atua no desenvolvimento de projetos na área de economia criativa na floresta há mais de 10 anos. Nos últimos três anos, a corporação já realizou convênios e firmou contratos com a FAZ, Instituto IPÊ, Rede Asta, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), GIZ e Instituto Renner, com foco na cadeia do artesanato. A Zagaia também tem como propósito promover o fortalecimento das organizações e de suas redes, por meio de conferências, treinamentos e atividades educativas, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico sustentável do país e principalmente da Amazônia. Dessa forma, a finalidade é capacitar os profissionais e transformá-los em empreendedores criativos, disseminando a cultura empreendedora e inovadora na cidade de Manaus, desenvolvendo o intelectual e aperfeiçoando as aptidões.

Texto – Divulgação / Semtepi

spot_img