28.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 17, 2024

Prefeitura incentiva coleta seletiva durante as Olimpíadas em Manaus

Além de reforçar os trabalhos de limpeza da cidade para a realização do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos 2016, a Prefeitura de Manaus vai incentivar a coleta seletiva nos locais de maior movimentação de turistas e frequentadores dos eventos oficiais.

A atividade, além de colaborar com a manutenção da limpeza, é positiva ao meio ambiente e gera lucro a grupos de catadores de recicláveis.

Todas as latinhas de alumínio, copos e outros produtos plásticos, papelão, papel e garrafas PET descartados pela população durante o funcionamento do Live Site, espaço montado na Ponta Negra para transmissão dos jogos, serão transformados em lucro.

O subsecretário de Gestão da Semulsp, Eisenhower Campos, explicou que aproximadamente 30 catadores, apoiados pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), vão estar no local nos dias de festa para evitar que esses resíduos sejam desperdiçados como lixo comum. “O importante é se ter um evento sustentável para que possamos reduzir o impacto ambiental.”

A atividade vai seguir o mesmo modelo do esquema desenvolvido durante a Copa do Mundo de 2014. Dessa forma, os catadores vão receber apoio logístico, equipamentos de trabalho, alimentação, suporte e uma diária para prestar os serviços, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que busca incentivar a inclusão socioprodutiva dos catadores.

A expectativa é que o desempenho da coleta seletiva seja igual ou superior ao volume recuperado nos dias de Fifa Fan Fest, durante a Copa do Mundo, quando foram coletadas 13 toneladas de resíduos, com média diária de 543,68 Kg.

Os catadores destacados para esta atividade são ligados ao Comitê Regional do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e grupos independentes, como a Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa).

Na próxima segunda-feira, 1º de agosto, às 15h, na sede da Semulsp, haverá a entrega dos kits de trabalho para este evento. No material estão os equipamentos de proteção e uniformes para identificação dos trabalhadores. Lideranças dos catadores e representantes da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) participam da entrega.

Dentre os materiais recicláveis recolhidos durante a Fifa Fan Fest de 2014, os catadores registraram presença predominante do PET, com participação de 31,34% no volume total coletado. Os metais e papelão tiveram percentual de 29,90 e 23,41, respectivamente.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui