26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Prefeitura inicia novos cursos de capacitação para bolsistas

A estudante de serviço social Alcimar dos Santos, 61, aproveitou a oportunidade de participar dos cursos de qualificação profissional promovidos pela Prefeitura de Manaus para se capacitar em Inclusão Digital e melhorar o desempenho nas atividades da faculdade. Esse e mais três cursos tiveram início nesta segunda-feira, 25/3, coordenados pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi/Semad).

Durante toda esta semana, servidores e estagiários municipais, com cota de vagas para bolsistas dos programas Bolsa Universidade, Bolsa Idiomas e Bolsa Pós-Graduação, terão a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos nos cursos de Inclusão Digital, Libras, Redação Oficial, Gestão de Documentos.

Segundo o secretário da Semad, Lucas Bandiera, as capacitações seguem o planejamento estratégico Manaus 2030, sob orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto. “É necessário promover a capacitação e a motivação dos servidores para elevar o padrão da eficiência da gestão municipal para que a prefeitura possa prestar serviços cada vez mais qualificados à cidade”, frisou.

O curso de Inclusão Digital integra o Programa de Recursos Tecnológicos e Gestão Inteligente e tem o objetivo de aperfeiçoar e desenvolver os servidores para o trabalho com o computador. “Há servidores que precisam desenvolver essa competência, uma vez que não trabalham diretamente com o computador e a prefeitura está modernizando seus processos tecnologicamente”, explicou a diretora de Educação e Aperfeiçoamento da Espi/Semad, Jeânia Bezerra.

A necessidade de ter um melhor desempenho na faculdade foi o motivo que levou a bolsista Alcimar dos Santos a procurar o curso, que, além trazer novos conhecimentos, rende horas complementares pela certificação. “Após 18 anos sem ter contato com informática, decidi fazer o curso para me ajudar na faculdade, no preparo para o TCC”, contou.

Ministrado pela intérprete Ana Francisca Ferreira, o curso “Libras como Instrumento de Inclusão Social” pretende proporcionar um atendimento eficaz para pessoas com deficiência auditiva, nos espaços sociais.

Voltado para servidores e estagiários municipais, o curso “Redação Oficial”, do Programa de Capacitação Continuada, no eixo de Comunicação e Linguagem, tem o intuito de desenvolver e aperfeiçoar as habilidades voltadas às atividades profissionais. Já o curso “Organização de Arquivos, Processos e Documentos Eletrônicos” visa melhorar a qualidade e eficiência dos serviços prestados.

Micro empreendedores

Outro curso iniciado nesta segunda-feira tem como foco o desenvolvimento dos microempreendedores do Shopping Phelippe Daou, para mais cerca de cem permissionários do local. O curso segue até esta quarta-feira, 27/3, e faz parte do Programa de Gestão de Negócios Voltado ao Comércio Popular de Manaus, construído pela Espi/Semad para a continuidade da formação desse público.

“O objetivo é promover a formação continuada dos microempreendedores para que possam trazer novidades para seus negócios e garantir a bom desempenho em sua atuação”, reforçou o secretário Lucas Bandiera.

Os cursos fecham a programação da Escola do Servidor do mês de março, que já lançou uma nova lista de cursos com inscrições abertas para o mês de abril. Os interessados devem acessar o portal da Espi/Semad (http://portalespi.manaus.am.gov.br/capacitacao), clicar em “Quero Ser Aluno”, cadastrar-se e conferir as capacitações disponíveis.

_ _ _

Texto: Syr Nobre / Semad

Fotos: Divulgação / Semad

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui