Prefeitura instala placas de sinalização para reforçar o corredor ecológico da avenida Efigênio Salles

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e em cooperação com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), instalou novas placas de indicação e regulamentação de trânsito no corredor ecológico da avenida Efigênio Salles, bairro Aleixo, zona Centro-Sul.

As placas instaladas indicam que o local é área de aves silvestres e regulamentam o trânsito de veículos pesados do lado direito da via, já que os pássaros se abrigam nas árvores do canteiro central, além de reforçar a sinalização de velocidade máxima permitida de 40km por hora no trecho entre o complexo viário Gilberto Mestrinho (Coroado) até o Ministério Público Federal, em ambos os sentidos da via.

Para o diretor de engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, a implantação da sinalização é necessária para garantir a sobrevivência dos pássaros e regulamentar a circulação dos veículos pesados no lado direito da avenida. “A via é um habitat natural das aves em certos períodos do ano. Vamos garantir que os pássaros possam sobrevoar no local, além de reforçar as placas que regulamentam o trânsito de carretas e ônibus ao lado direito da via”, afirmou Guedes.

Agentes de trânsito do IMMU realizam rondas pela via para monitorar os carros pesados que estavam provocando o choque com os galhos das árvores do canteiro central, resultando na morte de centenas de periquitos que estavam na vegetação.

Texto – Marcelo Lima/IMMU

Foto – Divulgação/IMMU