A Prefeitura de Manaus irá implantar, a partir deste ano, as Unidades de Atendimento Móvel dos Animais, denominadas de ‘Carretas do Bem Estar Animal’, informou, o prefeito Arthur Neto (PSDB), ontem, na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Segundo o prefeito, a proposta tem como base o projeto do vereador Everaldo Farias (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, e deverá iniciar o atendimento até o fim de março.

“Quero parabenizar o vereador Everaldo Farias pela brilhante ideia de levar o atendimento animais domésticos”, afirmou o prefeito, lembrando que o tema está dentro das questões de saúde pública da cidade. Ainda segundo Arthur, as unidades móveis de atendimento irão realizar, entre outros serviços, a vacinação e a castração dos animais.

“Sabemos que um animal doente pode transmitir sua enfermidade para as pessoas que estão ao redor dele. Agora, com a confirmação do prefeito para a implantação de duas unidades móveis do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) estamos dando um passo para concretizar esse projeto pelo qual lutamos desde 2013”, disse Everaldo Farias.

O projeto foi apresentado pelo vereador, no ano passado, aos dirigentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e ao Centro do Controle de Zoonoses, administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), argumentando que o serviço poder reduzir o número de cães e gatos em situação de risco em Manaus. Hoje, o Centro de Zoonoses além de tratar das doenças transmitidas pelos animais acumula a função de cuidar da saúde deles e esse serviço será levado aos principais pontos da cidade.

Aguardando liberação

Hoje, as carretas estão aguardando liberação para começarem o atendimento nos bairros de Manaus. “Ainda são poucas, mas estamos trabalhando junto ao Executivo Municipal para aumentar esse número”, disse o parlamentar.

Everaldo explicou que o serviço móvel de atendimento veterinário irá disponibilizar procedimentos de castração, vacinação e futuramente o de chipagem que é a identificação eletrônica de gatos e cachorro. “Mecanismo esse que aumentará o controle por parte dos donos desse animais, refletindo diretamente na saúde pública”, concluiu.

O programa de atendimento móvel de animais também contou com os recursos de uma emenda parlamentar de Everaldo Farias do ano passado, no montante de R$ 200 mil.

Como vai funcionar

O Serviço Móvel de Atendimento Veterinário aos animais domésticos poderá realizar o mesmo papel desempenhado pelo CCZ, oferecendo o serviço de registro e identificação de animais, resgate dos abandonados, castração e chipagem. “Como as Carretas de Animais agora serão uma realidade, vamos buscar a implantação do Instituto de Proteção aos Animais em Manaus para termos as principais demandas dos animais e seus donos atendidas”, ressaltou o vereador Everaldo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here