24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Prefeitura lança campanha ‘Solidariedade Manaus: doando acesso à educação’

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou nesta quinta-feira, 8/4, a campanha “Solidariedade Manaus: doando acesso à educação”. O evento foi realizado de forma virtual pelo YouTube, no canal Semed Educação Manaus, e contou com a participação de representantes de vários setores do órgão.

A ação tem o objetivo de sensibilizar os servidores, parceiros e sociedade em geral para doação de materiais tecnológicos (TVs, computadores, tablets, notebooks, celulares e conversores de TV digital) em boas condições de uso. Todo o material arrecadado será entregue aos estudantes com dificuldade de acesso ao projeto “Aula em Casa”.

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, mencionou as dificuldades enfrentadas para manter uma educação de qualidade em Manaus durante este período de isolamento social, do apoio da sociedade e da Associação Polo Digital de Manaus.

“Todos nós sabemos das grandes dificuldades que a sociedade amazonense, o Brasil e o mundo inteiro estão vivendo em relação ao enfrentamento da pandemia da Covid-19. A gestão do prefeito David Almeida trata, de forma muito especial, os alunos que vivem em situação de vulnerabilidade. Isso envolve todos nós com um sentimento de solidariedade. Nessa luta teremos o apoio do Polo Digital de Manaus, que se comprometeu a nos ajudar indo em todas as empresas e fábricas buscar doações de aparelhos tecnológicos”, disse o secretário.

A campanha ‘Solidariedade Manaus’ é coordenada pela Ocas do Conhecimento Ambiental da rede municipal de ensino. “A campanha tem um cunho socioambiental, pois além de sensibilizar a população para o uso consciente de material tecnológico, também vai beneficiar os alunos com dificuldade de engajamento por falta desses equipamentos. Nós, da Oca, contamos com o apoio de vários setores da Semed e agradecemos o empenho de todos nessa ação”, mencionou a assessora da Oca, Érica Amorim.

Para o diretor de Departamento de Gestão Educacional (Dege), Evaldo Bezerra Pereira, a campanha é uma das formas mais atuantes para chegar ao estudante não engajado.

“Ninguém imaginava começar mais um ano letivo de forma on-line. Infelizmente, a pandemia continua, mas não impede que a educação continue, até porque precisamos levar conhecimento aos nossos alunos. Por isso contamos com o apoio de todos os servidores da Prefeitura de Manaus e parceiros que sempre contribuem com as ações da Semed e também contamos com a ajuda da sociedade em geral”, solicitou o diretor.

Ainda de acordo com Evaldo, atualmente aproximadamente 70 mil alunos estão em situação de vulnerabilidade social e sem nenhum tipo de ferramenta para participar das transmissões das aulas on-line. A Semed atende esses estudantes com a entrega de material impresso.

Meta

Em 2020, a campanha atendeu mais 60 alunos das Divisões Distritais Zonais (DDZs) Leste 1, Leste 2, Rural e Norte. Para 2021, a meta é atender os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental com dificuldade em acompanhar as aulas por falta de material tecnológico das sete DDZs.

Texto – Érica Marinho/Semed

Foto – Alex Pazuello/Semed

spot_img