Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Prefeitura lança livro digital de professores do projeto Oficina de Formação em Serviço

Um livro digital, que conta a experiência em sala de aula dos professores da rede municipal de ensino, foi lançado nesta terça-feira, 4/5, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Intitulado “Formação de Professores e Professoras: Lugares, Saberes e Subjetividade”, o trabalho pedagógico conta com artigos e resumos dos educadores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que participam do projeto Oficina de Formação em Serviço (OFS). O lançamento ocorreu pela TV do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (Lepete), da UEA.

“O lançamento de um livro é sempre um evento alvissareiro, porque o livro é um produto que resulta de todo um processo de leituras, reflexões, pesquisa e escrita, no âmbito do projeto Oficina de Formação em Serviço da Semed. Principalmente em tempos de pandemia, lançar um livro que reúne diferentes saberes e fazeres pedagógicos, propondo diálogos e promovendo a articulação entre o ensino e a pesquisa, entre a Semed e a UEA”, comentou o subsecretário de Gestão Educacional (SSGE), da Semed, Carlos Guedelha, que participou do lançamento do livro digital.

Para a coordenadora do projeto OFS na Semed, Eglê Wanzeler, o material pedagógico é uma oportunidade dos educadores compartilharem os trabalhos e atividades realizadas nas escolas.

“Essa produção partiu das experiências de formação, de estudos dos professores nas suas práticas cotidianas. Isso para mim é a parte mais importante, ver a escola como um lugar de conhecimento científico, sendo esse conhecimento de conteúdos técnicos, pedagógicos, didáticos, mas fruto de processo de reflexão, construções de dados e de uma pesquisa que o próprio professor fez ao longo de sua trajetória no projeto OFS”, enfatizou.

No total, o livro conta com 98 educadores da rede municipal de ensino, que trabalham nas modalidades de educação infantil, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. O livro foi publicado no ano passado, mas devido a pandemia da Covid-19, somente foi realizado o lançamento este ano. A previsão é fazer a tiragem impressa do livro de 500 a mil exemplares, no mês de julho, para serem distribuídos nas unidades de ensino.

Projeto OFS

O projeto Oficina de Formação em Serviço teve início em abril de 2011 e é desenvolvido em nove escolas da Semed, e conta com cinco fases. Entre elas estão um levantamento das condições estruturais e pedagógicas; e depois a realização de oficinas de formação, considerando as bases teórico-metodológicas. Após os professores aprenderem a construir seus respectivos projetos, eles são implantados nas escolas.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Divulgação / Semed

-publicidade-